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Milton Fábio Baungartner

Resumo
Este artigo se destina a analisar a origem e aplicação do termo “Velha
Guarda”, utilizado genericamente para nominar, de forma ampla, um largo
período temporal da história da Música Popular Brasileira urbana, desde seus
primórdios em saraus do fim do século XIX até o advento da Bossa Nova. O termo
chega aos nossos dias sob a aura da tradição e da pureza nacionalista, onde
pontificam as orquestrações de Pixinguinha, símbolos fonográficos do período,
e Almirante, pioneiro na divulgação, pelo Rádio, daquilo que considerava autêntico
em música popular. As engrenagens da indústria cultural, no entanto,
exigiam para seu funcionamento e subsistência um hibridismo e padronização
do produto entregue ao público. As circunstâncias em que essa produção ocorreu
são um convite para que lancemos um novo olhar, livre de limites nostálgicos,
sobre esse importante período da música popular brasileira.

Palavras-chave: Velha Guarda, MPB, disco, Pixinguinha, Almirante

Abstract
This article aims to analyze the origin and application of the term “Old
Guard”, used generically to broadly name a broad temporal period in the
history of urban Brazilian Popular Music, from its beginnings in the late
19th century to the Advent of Bossa Nova. The term comes to the present
day under the aura of tradition and nationalist purity, where they pontificate
the orchestrations of Pixinguinha, phonographic symbols of the period,
and Almirante, pioneer in the dissemination by Radio of what he considered
authentic in popular music. The gears of the cultural industry, however,
demanded for their operation and subsistence a hybridity and standardization
of the product delivered to the public. The circumstances in which this
production occurred are an invitation for us to launch a new look, free of
nostalgic limits, on this important period of Brazilian popular music.

Keywords: Old school, Brazilian Popular Musc, disc, Pixinguinha,
Almirante

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