Postado em 30/06/2017
	Resumo
	Este artigo se destina a analisar a origem e aplicação do termo “Velha
	Guarda”, utilizado genericamente para nominar, de forma ampla, um largo
	período temporal da história da Música Popular Brasileira urbana, desde seus
	primórdios em saraus do fim do século XIX até o advento da Bossa Nova. O termo
	chega aos nossos dias sob a aura da tradição e da pureza nacionalista, onde
	pontificam as orquestrações de Pixinguinha, símbolos fonográficos do período,
	e Almirante, pioneiro na divulgação, pelo Rádio, daquilo que considerava autêntico
	em música popular. As engrenagens da indústria cultural, no entanto,
	exigiam para seu funcionamento e subsistência um hibridismo e padronização
	do produto entregue ao público. As circunstâncias em que essa produção ocorreu
	são um convite para que lancemos um novo olhar, livre de limites nostálgicos,
	sobre esse importante período da música popular brasileira.
Palavras-chave: Velha Guarda, MPB, disco, Pixinguinha, Almirante
	Abstract
	This article aims to analyze the origin and application of the term “Old
	Guard”, used generically to broadly name a broad temporal period in the
	history of urban Brazilian Popular Music, from its beginnings in the late
	19th century to the Advent of Bossa Nova. The term comes to the present
	day under the aura of tradition and nationalist purity, where they pontificate
	the orchestrations of Pixinguinha, phonographic symbols of the period,
	and Almirante, pioneer in the dissemination by Radio of what he considered
	authentic in popular music. The gears of the cultural industry, however,
	demanded for their operation and subsistence a hybridity and standardization
	of the product delivered to the public. The circumstances in which this
	production occurred are an invitation for us to launch a new look, free of
	nostalgic limits, on this important period of Brazilian popular music.
	Keywords: Old school, Brazilian Popular Musc, disc, Pixinguinha,
	Almirante
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