Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Feira da Praça Kantuta

Quem chega à praça Kantuta aos domingos encontra um pedaço da Bolívia em plena capital paulista. Entre o público frequentador da feira e os vendedores nas barracas, predomina o idioma espanhol e a colorida cultura boliviana. 


Foto: Leila Fugii

Variedade

Na feira, que se estende ao longo da tarde até a noite, há produtos típicos, como a salteña, um salgado recheado; o mocochinchi, uma bebida feita com pêssego; diversos tipos de milho, pães, cereais, temperos e produtos industrializados que não são encontrados em mercados no Brasil.

Além disso, é possível encontrar malhas, mantas coloridas, bordados, instrumentos musicais e artesanatos diversos. Pode-se ainda ver apresentações musicais e de dança, e em datas comemorativas, como na festa da independência da Bolívia (6 de agosto), há uma programação cultural especial.

Integração

A feira ocorre semanalmente no bairro do Pari e já se tornou um marco da região. Em 2004, a praça que abriga a feira ganhou o nome de Kantuta, espécie de flor nativa da cordilheira dos Andes (Cantua buxifolia).

Os bolivianos são hoje a segunda maior população imigrante na capital paulista – sem contar os descendentes nascidos aqui e aqueles que não estão com a situação regularizada –, atrás apenas dos portugueses. Segundo dados da Polícia Federal, em 2016, havia mais de 64 mil imigrantes bolivianos na cidade.


Serviço
Aos domingos, das 11h às 19h
Rua Pedro Vicente, 625 – São Paulo-SP (próximo à estação de metrô Armênia)