Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Uma sociedade mais inclusiva

Promover o bem-estar e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, assim como de seus dependentes, foram os propósitos que mobilizaram os empresários do comércio, serviços e turismo a criar o Sesc, em 1946. Essa iniciativa tem como base uma sólida ação cultural e educativa, beneficiando não apenas seu público prioritário, mas também toda a comunidade.

A instituição desenvolve um intenso e variados conjunto de atividades, que visam a um exercício permanente de inclusão social. Seus programas e projetos em campos como cultura, esporte, saúde, alimentação, turismo social, educação ambiental, desenvolvimento infantil e terceira idade estão embasados nos princípios da diversidade. A entidade privilegia e estimula o encontro, a troca, a convivência e a combinação das diferenças a partir das múltiplas formas de expressão a que sua programação se dedica.

Dessa forma, a inclusão das pessoas com deficiência no dia a dia das unidades do Sesc ganha uma dimensão para além da facilitação ao acesso físico. Busca-se promover a inserção de todos os públicos de modo verdadeiramente integrado e participativo, entendendo a fruição da cultura e do lazer como uma questão de cidadania.

Ao valorizar a produção e a circulação dos bens culturais para que os mais variados públicos tenham acesso a esse universo, os empresários do setor, mantenedores do Sesc, reafirmam o compromisso em construir uma sociedade mais inclusiva, justa e igualitária.


Abram Szajman
Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo