Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

Índice do Dossiê

• Mergulho na aprendizagem

• PalhaçaRRRRRRia!

• Expansão na capital

• Ficção na tela do SescTV

• Mostra Internacional de Teatro de São Paulo

• Pela vida e pela morte

• Palestras performáticas

__________________________________________________

 

 

Mergulho na aprendizagem

Programação reúne mais de 400 cursos, palestras e vivências em artes visuais e tecnologias


Sesc Santana - Carimbaria | Foto: Andrea Capella


Nos dias 10, 11 e 12 de março unidades do Sesc no estado recebem atividades do FestA – Festival de Aprender, que oferece uma imersão em cursos, oficinas de iniciação, ateliês para famílias e vivências em desenho, HQ, pintura, escultura, fotografia, costura, bordado, estamparia, cerâmica, impressão 3D, robótica, marcenaria, artes digitais, entre muitas outras áreas. As atividades, gratuitas e para o público de todas as idades, contam com a orientação de mais de 300 artistas e profissionais de destaque em suas áreas de atuação.

O projeto surge para contemplar uma crescente demanda, na última década, observada pelo Sesc em São Paulo, por cursos livres e de curta duração que proporcionem ampliação do conhecimento e descoberta de novas aptidões artísticas. “O FestA é um convite a descobrir, em um final de semana festivo, a pulsante busca pelo aprendizado criativo em atividades que também refletem a programação de cursos e oficinas regulares oferecidas pelo Sesc”, afirma o assistente técnico da Gerência de Artes Visuais e Tecnologia Guilherme Leite Cunha. “É um momento em que novos jeitos de ver e conhecer o mundo podem vir à tona, fazendo arte e criando cultura”, completa.

Em meio à diversidade da programação, haverá um debate sobre Fotografia nas Ruas da Cidade, com Cristiano  Mascaro, um dos mais importantes nomes nacionais da fotografia relacionada à arquitetura urbana, no Sesc Campo Limpo; no Sesc Jundiaí, o consagrado escultor José Resende conduz a oficina Princípios da Modelagem e da Escultura, enquanto duas referências da gravura, Maria Bonomi e Luise Weiss, falam da própria trajetória e da forma como desenvolveram suas linguagens. Como parte das atividades para a família, o coletivo Clube do Bordado realiza ateliês no Sesc São José dos Campos e Consolação, onde vão ensinar os pontos básicos do bordado livre, criando desenhos e texturas.

Há ainda cursos e demonstrações, como Aquaponia e Um Olhar Ecológico das Edificações, no Sesc Pinheiros, que trata da criação de peixes de modo associado ao cultivo de plantas comestíveis, e uma oficina de construção de barco, no Sesc Bertioga.


Conheça a programação do FestA no Portal SescSP

Voltar para índice

 

 

PalhaçaRRRRRRia!


Foto: Luiz Doro Neto
 

Em comemoração aos 25 anos do grupo teatral Parlapatões, o Sesc Consolação recebe uma programação especial. No dia 10 de março, o espetáculo Parlapafesta reúne cenas celebradas do grupo; no dia 11, Bufões em Cena mostra criações em que se destacam a crítica social, política e performances mais tresloucadas; para encerrar a festa, no dia 12 Clássicos do Picadeiro leva ao palco números voltados para toda a família, das origens nas reprises clássicas de picadeiro até suas criações mais recentes.


Confira a programação no Portal SescSP

Voltar para índice

 

 

Expansão na capital


Foto: Matheus José Maria
 

O Sesc recebeu da Prefeitura de São Paulo, no dia 17 de fevereiro, a concessão por 99 anos de três terrenos na capital paulista: um no bairro do Ipiranga, que passa a integrar o espaço da unidade já existente; e dois para a construção de novas unidades, nos bairros de Pirituba (zona norte) e São Miguel Paulista (zona leste). A concessão foi assinada pelo vice-prefeito, Bruno Covas (foto), em cerimônia na sede da Prefeitura, que contou com a presença do presidente da Fecomércio-SP, Abram Szajman (foto), e do Diretor Regional do Sesc em São Paulo, Danilo Santos de Miranda (foto). As futuras unidades seguirão os mesmos moldes de outros centros culturais e desportivos do Sesc em São Paulo, com espaços para atividades de cultura, esportes, lazer, alimentação, clínica odontológica e áreas de convivência. 

Voltar para índice

 

 

Ficção na tela do SescTV


Foto: Pedro Farkas
 

O Sesc TV estreia, no dia 25 de março, às 22h, Deserto Azul, filme de ficção científica dirigido por Eder Santos que traz um mundo futurista e um homem, em crise existencial, buscando a transcendência. O filme recebeu prêmios de Melhor Fotografia no Festival de Jakarta e de Narrativa no Festival do México em 2015 e conta com cenários compostos por obras de vários artistas, como Adriana Varejão, Alex Fischer, Nydia Negromonte, entre outros.

Voltar para índice

 

 

Mostra Internacional de Teatro de São Paulo


Tão Pouco Tempo | Foto: Jeva Griskjane
 

Em sua quarta edição, a MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – ocorre de 14 a 21 de março e apresenta espetáculos de países como Alemanha, Chile, Líbano, Bélgica, África do Sul e Brasil. Veja a programação dos espetáculos nas unidades do portal SescSP.


Saiba mais sobre o MITsp

Voltar para índice

 

 

Pela vida e pela morte


Foto: Clarissa Lambert
 

O Sesc Pompeia recebe, de 30 de março a 9 de abril, Os Corvos, espetáculo de dança contemporânea dos bailarinos e coreógrafos Luis Arrieta e Luis Ferron. O espetáculo leva para cena a questão latente da morte, refletindo sobre o presente como sentido vital e a morte como certeza final. Assim, vem à tona a questão de que talvez os corvos não sejam os mensageiros da morte, mas sim da vida.

Saiba mais no Portal SescSP

Voltar para índice

 

 

Palestras performáticas


Foto: Ilana Feldman
 

De 10 a 25 de março, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realiza Em Obras, um ciclo de palestras performáticas com participação de sete mulheres, que apresentam, com base em uma pesquisa pessoal, uma obra em processo na qual se entrecruzam narrativa biográfica, criação ficcional e reflexão crítica. No dia seguinte às performances, são realizadas oficinas que apresentam o processo de criação das palestras performáticas e convidar os participantes a discutir seus próprios projetos artísticos e literários em diálogo com elas. A programação traz como convidadas Elisa Pessoa, Veronica Stigger, Ilana Feldman, Marília Garcia, Paloma Vidal, Cynthia Edul e Diana Klinger.

Mais informações no Portal SescSP
 

Voltar para índice

 


__________________________________________________

 

“Payne usa essa história de amor de um casal para falar como qualquer pequena mudança de atitude pode te levar para um destino diferente, como você poderia ter construído uma outra história”

Caco Cioclerem entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. O ator faz parte do elenco de Constelações, em cartaz até 19 de março no Sesc Santana.

 

“A minha trajetória tem muito de carnaval. Quando soube que esta temporada seria em fevereiro, pensei em aproveitar o mês do carnaval para fazer uma homenagem ao maior festejo do Brasil”

Elba Ramalho, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. A cantora apresentou o show Carnaval do Brasil no Sesc Vila Mariana de 3 a 5 de fevereiro. 


::