Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Paradoxos da Vida Moderna versus Pequenas Atitudes

O ritmo de vida moderno é frenético. É bastante comum escutar pessoas que se queixam por não terem mais tempo para nada. O fato é que muita coisa acontece ao mesmo tempo em nossas vidas agitadas, não temos controle sobre todas elas, e as vezes fica difícil para a maioria das pessoas conseguirem recuperar momentos de tranquilidade e lucidez, no meio de tantas responsabilidades do dia-a-dia, como por exemplo as metas do trabalho, os horários, os prazos de entrega...

São os paradoxos da moderna tecnologia, que nos conecta com informações globais e gente a milhares de km de distância, e ironicamente, nos desliga do que está tão próximo, as vezes esquecemos o que significa um abraço real, ou o bem que faz um bate papo informal com o colega de mesa.

Estamos demasiadamente conectados!

Pesquisas apontam que gastamos em média 3h do nosso dia lidando com informações de baixíssima utilidade e valor. Já pensou o que você faria com três horas a mais no seu dia? Quantas coisas importantes conseguiria executar, pessoas para conversar, amigos para rever, lugares para ir, livros para ler, enfim, tempo livre para você!

Entre os fatores estressantes que mais preocupam as pessoas atualmente estão o trabalho, ou melhor, a instabilidade relacionada ao trabalho e a concorrência acirrada. Os relacionamentos também pagam um alto valor na vida moderna, assim como a qualidade da alimentação. Deixamos de padecer tanto por doenças epidêmicas, devido a melhoria nos padrões de vida e avanços da medicina, contudo são as doenças crônicas ligadas ao sedentarismo, estresse, alimentação inadequada, consumo de álcool e de cigarro que estão nos matando; assim como os acidentes de trânsito e a violência urbana.

A comunicação hoje é quase sempre via celular. Sofremos de nomofobia, o medo de perder o celular e ficarmos fora de alcance de nossos microcosmos. Porém um dos fatores que talvez mais pague o preço desse mal moderno é a nossa autoestima. Como fazemos tudo com pressa, não cuidamos bem de nosso corpo, com nutrientes saudáveis e exercícios físicos. Os corpos dos modelos nas capas das revista ficam muito longe daquele que enxergamos no espelho. E a sociedade através da mídia não permite tréguas: somos inadequados, somos menos, precisamos consumir mais coisas de moda, termos mais para sermos adequados. Ter, comprar, usar, possuir. Um ciclo vicioso e perigoso.

Talvez seja hora de pararmos e nos permitirmos minutos de calma e bem estar. A aceleração moderna é fato inevitável, você não pode fazer nada quanto a isto, mas como você decide enfrentar seus dias cabe somente a você. A reflexão aqui proposta então não é pautar os fatores da vida moderna nos trazem sofrimento, e sim, como vamos realizar mudanças no cotidiano, gradativamente, que melhorem a qualidade de nossas vidas.

Mudanças lentas, bem planejadas, nada tão radical, porém que sejam atitudes concretas de transformação. O primeiro passo é nos conscientizarmos da importância do cuidado com a saúde física e emocional. Priorizar tempo para dedicar atenção a si mesmo em sua rotina. Que tal começar essa mudança de atitude com um passeio de bicicleta? Algo simples assim, sem pretensão.

A Pedalada Sesc Verão do Sesc Catanduva certamente pode ser uma das tantas atitudes de transformação.

Pedalar é uma escolha natural, sustentável, que reflete uma estilo de vida, e traz inúmeros benefícios. Melhora a frequência cardíaca, acelera o metabolismo, fortalece grandes grupos musculares como pernas, coxas e abdominais. Como não exerce impacto nas articulações, andar de bicicleta também é indicado para os que possuem problemas nessas áreas. Estar ao aberto e em companhia ajuda a socializar e descansar a cabeça. 
E este pode ser apenas o começo...

Serão 20km, partindo do Parque do Aeroporto, com trajeto urbano e rural.

Os interessados podem realizar suas inscrições gratuitamente até o dia 16/02 (quinta) através do e.mail torneios@catanduva.sescsp.org.br ou pelo telefone (17) 3524-9200.

Animou? Então prepare-se com essas 8 dicas para pedalar!

Fotos relacionadas