Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Cursos e oficinas: destaques de fevereiro do Sesc Rio Preto

Depois da pausa de fim de ano, os cursos do Sesc Rio Preto voltam com tudo!

Na dança, o retorno acontece na primeira semana de fevereiro. O projeto ‘Movimento 1’ reativa a Dança Contemporânea, com aulas abertas às quintas-feiras e curso sequencial aos sábados, ambos ministrados pelo bailarino Vinícius Francês. Nas tardes de domingo, o curso de Dança de Salão, com Fabio dos Reis, é uma boa opção para quem quer aprender ritmos como salsa, baião, entre outros.

Para a galera high-tech e aspirantes das artes, neste mês, a programação de Tecnologias e Artes tem diversas possiblidades de oficinas. Para começar, uma ótima pedida é a oficina Artes em Papel. Neste encontro, será possível conhecer um pouco sobre dobradura por meio de confecções de modelos simples até mais complexos. As aulas acontecem no primeiro e no terceiro fim de semana de fevereiro (4, 5, 18 e 19/2). No dia 10, o público tem a oportunidade de usar seus smartphones e tablets para produzir um audiobook na oficina 'Audiobook – Livros para Ouvir’, narrando suas histórias favoritas. No mesmo dia, em outra oficina - ‘Versos & Lumens – Poema Iluminado’ - um artista e um educador auxiliam os participantes a criar pôsteres e cartões poéticos iluminados por leds de tinta condutiva.

Estamos no auge do verão, e muitos querem estar na moda e em forma; que tal conseguir esses objetivos de uma maneira saudável e sustentável? É o que pretende o especial ‘Moda e Saúde no Verão’, em que acontecem oficinas de alimentação e artes manuais. Na oficina 'Gastronomia Funcional', no dia 10, aprenda a preparar saladas funcionais sem glúten e sem lactose. Agora, se o objetivo é estar na moda, o Sesc Rio Preto tem duas opções de oficinas. Uma delas é a de ‘Acessórios Criativos’, que acontece dias 18 e 19 e ensina a customizar sandálias e criar bolsas originais e sustentáveis gastando pouco. Já na oficina ‘Porta Marmita Térmica’, dias 11 e 12, é possível aprender a confeccionar marmitas térmicas fazendo uso de materiais apropriados para uma boa conservação.

Para os jovens, a programação do projeto Juventudes traz oficinas de moda, culinária e artes visuais.
Está a fim de repaginar o guarda roupa? Diminuir o consumo em excesso e transformar roupas e acessórios em peças exclusivas é o objetivo da oficina de ‘Customização’, que rola no dia 16.
E que tal preparar aquelas bebidas refrescantes neste verão? Experimente sabores, cores, descubra e invente coquetéis refrescantes e sem álcool na oficina que acontece na tarde do dia 18. Nos dias 21 e 23, é a vez de falar sobre poema. Na oficina ‘Fotopoema’, os participantes são convidados a fazer poesia e a refletir sobre sua maneira de estar e ocupar o mundo por meio de um pôster.

A população idosa no Brasil está cada vez maior. A partir dessa realidade, o projeto ‘Novos Velhos?’ abordará ao longo do ano as mudanças de comportamento dos idosos e as possibilidades de enfrentamento do mundo contemporâneo. De 14 a 16, acontece a oficina ‘Fotoperformances do Envelhecer’, com os professores Marcelo Asth e Clayton Leite, que oferece uma experiência performática de integração e reflexão, tendo como foco a análise de obras clássicas da pintura compostas por velhos em suas épocas e contextos socioculturais. A gastronomia também está presente na programação. No dia 21, a cantora e cozinheira Jaqueline Cardoso ensina sua receita de família, a 'Feijoada'.

Ainda no mês de fevereiro, estão abertas as inscrições para a oficina de cinema ‘Desenvolvimento do Olhar e Crítica Cinematográfica’, que acontece no dia 4/03, com Celso Sabadin, jornalista, especialista em crítica de Cinema. O encontro visa potencializar a percepção do espectador, expandindo sua experiência artístico-visual.

Para mais informações sobre classificação indicativa, valores, listas de materiais e inscrições clique aqui ou ligue para (17) 3216-9300.