Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Ultimate Frisbee

Foto: Giuliano Martins.
Foto: Giuliano Martins.

Ele foi visto voando no Sesc Campinas:

E também no Sesc Jundiaí:

E em breve estará passando também pelo Sesc Registro!

Este simpático disquinho de arremesso é o Ultimate Frisbee, um esporte divertido que requer agilidade e muita finta para driblar e marcar o adversário. 

Conheça um pouco da história e das regras do esporte, que integra a programação do Sesc Verão 2017:

Por volta de 1950, nos Estados Unidos, a fábrica de tortas “Frisbie Pie Company” vendia suas tortas em latas de alumínio. Após consumir a torta, as latas eram utilizadas como um brinquedo, que era arremessado de uma pessoa para outra. Surgiu aí o disco de Frisbee, que ao longo dos anos, foi modificado e hoje é feito em plástico, em formato aerodinâmico, favorecendo o voo do disco.

O disco de frisbee é utilizado em uma série de jogos e um desses jogos é o Ultimate, que consiste em um jogo entre equipes formadas por sete jogadores. A partida é realizada em um campo retangular um pouco mais curto e mais estreito que um campo de futebol. O objetivo é fazer com que um dos jogadores da equipe receba o disco dentro da faixa final do campo adversário (essa faixa é chamada de “End Zone”). Com isso, a equipe marca um ponto e o jogo recomeça com a equipe que pontuou, defendendo o ataque da equipe adversária. As regras do jogo são simples e consistem basicamente no seguinte:

1) Não é permitido andar com o disco nas mãos.
2) Não é permitido retirar o disco das mãos de um jogador da equipe adversária (o disco pode ser interceptado quando estiver no ar).
3) Não é permitido o contato físico intencional entre os jogadores.

Uma característica diferencial do Ultimate é o fato de o jogo não ser arbitrado por um juiz. Todos os jogadores são responsáveis por administrar e respeitar as regras. O jogo se apoia no “Espírito do Jogo” que atribui a cada jogador a responsabilidade pelo “Fair Play” ou “Jogo Justo”. Essa característica faz do jogo uma excelente oportunidade de aprendizado, além de ser bastante dinâmico e competitivo.

O jogo pode ser disputado nas seguintes categorias: masculina, feminina e mista. As competições internacionais são regulamentadas pela WFDF – World Flying Disc Federation (Federação Mundial de Esportes com Disco). Essa Federação foi recentemente reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional e existe a intenção de incorporar o Ultimate Frisbee na programação dos Jogos Olímpicos. No Brasil, a modalidade é representada pela Frisbee Brasil – Federação Paulista de Disco, que também organiza torneios nacionais de Ultimate.