Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

70 anos!!

 

Há 70 anos o Sesc São Paulo desenvolve seu trabalho tendo como meta essencial a melhoria da qualidade de vida do trabalhador do comércio, serviços e turismo e de seus familiares. Neste tempo decorrido, o que se verifica é o acúmulo de experiências vividas nas mais diversas atividades que a instituição desenvolve junto a seu público.

Ter essa meta diária como dever cumprido não se resume a simples ato. Abrange várias possibilidades, como as perspectivas, os sentimentos e as relações entre os homens. Envolve considerações que necessitam de análises e discussões sobre o ser humano em convivência social e as mudanças no decorrer de sua história.

Esta tem sido tarefa árdua e compensadora, que teve início com a elaboração da Carta da Paz Social, redigida por representantes das classes produtoras do país em meados de 1945, um ano antes da criação do Serviço Social do Comércio. Nela podemos reconhecer a responsabilidade com valores estritamente humanos entre empregadores e empregados, ao expandir seu campo de ação à comunidade com a qual toma contato.

Desde então, as ações da instituição vêm se pautando pelo compromisso estabelecido a favor de uma sociedade que tenha em suas aspirações uma cultura de paz. Evolui em suas diretrizes com o exercício pleno de cidadania, no auxílio à manutenção da democracia política e econômica, adotando uma postura de justiça social, com o objetivo de assegurar aos trabalhadores melhores condições de vida.

Neste momento, quando o Sesc completa 70 anos, o que se pode ver da instituição é um passado de construção da cidadania, num presente consolidado nos esforços renovados para a busca da melhoria das condições de vida da sociedade brasileira.
 

Abram Szajman
Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo