Postado em
Dossiê
Hamlet comentado

Semana da mulher
"A mulher deve diversificar os temas na luta pela igualdade. Não estamos falando de homens e mulheres, estamos falando de seres humanos", afirma Selma Reis Lapa, diretora de Educação da Cruz Vermelha da Baixada Santista, que ministrou uma palestra em março, no Sesc Santos, dentro da programação da Semana da Mulher, desenvolvida em conjunto com a Prefeitura de Santos e outras 18 instituições e entidades da cidade. "As mulheres estão emburrecendo em sua busca de um ideal de beleza estética e esquecendo que elas são o elo que mantém toda uma comunidade unida e equilibrada", analisa.
Diário de viagem: Patagônia
A partir de uma viagem realizada há dez anos para a belíssima Patagônia, o alpinista Armando Camoleze tornou-se um apaixonado pela região e esteve no Sesc Pinheiros passando a experiência de suas viagens para um público diverso. "Através da projeção de slides de relatos", conta Armando, "passei um pouco da minha experiência. O enfoque principal era a trilha da caminhada, realizada em dez dias no espírito mochileiro. Percorri tanto o lado da Argentina quanto o do Chile." O alpinista conta ainda que durante a primeira viagem sofreu muito pela falta de informação, mas ressalta que "o mais importante é a disposição para a caminhada, senão tudo fica feio e ruim."
Marta Suplicy no Sesc
A abertura do projeto Fala, Mano!, realizada no Sesc Itaquera, ganhou uma atração a mais. Entre as dezenas de b-boys (dançarinos de break) presentes para o campeonato que marcou o início das atividades, a prefeita Marta Suplicy apareceu de surpresa e ainda subiu ao palco. "Estou louca para ver um break", confessou. Ao lado do diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, a prefeita ressaltou o caráter social do projeto. "Um homem de 40 anos, desempregado e excluído, dificilmente começará a roubar para sustentar a família", ponderou. "Mas o que dizer de seu filho nas mesmas condições? É por isso que exemplos de iniciativas de inclusão social como esse são importantes."
Gudin e orquestra
O músico e compositor Eduardo Gudin esteve no Sesc Vila Mariana para dois shows que lançaram seu novo trabalho, Luzes da Mesma Luz. No palco, a cantora Fátima Guedes emprestou sua voz para as composições orquestradas de Gudin, marca de seu novo CD. "Eu já tinha feito trabalhos assim antes", esclarece o músico, "mas pode-se dizer que é a primeira vez que eu me coloco como compositor e arranjador de uma orquestra acompanhando no palco uma voz, no caso a da Fátima". Gudin explica que nesses shows tal caráter mais erudito, por assim dizer, fica "mais explicito". Na platéia, fãs dos dois artistas e novos interessados em MPB. "Eu percebo que tem gente que conhece meu trabalho, mas também pessoas que nunca me ouviram antes", conta o músico, que vê nessas apresentações ao vivo uma oportunidade perfeita para falar direto ao público, driblando as formas convencionais de difusão da música.
Jovem saudável
O Programa Saudável Cidadão, uma parceria do Sesc Santo Amaro e do Distrito de Saúde da região, vem realizando uma série de palestras que abrangem questões ligadas à saúde. No mês de março, as palestras abordaram questões como orientação sexual e discussão sobre drogas, e destinavam-se aos líderes comunitários, educadores e demais interessados. A assistente social Rute Barreto, uma das palestrantes, analisa que "a partir do momento que descobre um grupo que o acolhe, ele vai seguir esse grupo em todos os seus passos. E se essas pessoas lhe oferecerem qualquer droga que seja, maconha, álcool ou que for, ele vai se sentir pressionado a usar para continuar sendo aceito."
Palavra em movimento
Desde de janeiro de 2000, o Atrium do Sesc Vila Mariana, uma grande área de múltiplo uso, cede espaço para o Palavra em Movimento. Esse projeto convida, a cada domingo, um contador de histórias (ou uma companhia teatral) para entreter o público. Além das apresentações, o Sesc Vila Mariana oferece módulos para a capacitação e formação de contadores por meio de uma programação de oficinas culturais, como a "Tecendo o Invisível". Segundo José Henrique, técnico de programação da unidade, "o Sesc Vila Mariana, por meio desse projeto, mostra que o ato de contar e ouvir história resiste a todo tipo de tecnologia e de massificação."
Gabi, atriz
Ela é uma das mais famosas e conceituadas jornalistas brasileiras, já atacou de cantora e agora mostra sua faceta de atriz. Marília Gabriela estreou dia 9 de março no Teatro Sesc Anchieta, na unidade Consolação, a peça Esperando Beckett. Um espetáculo dirigido por Gerald Thomas e encenado pela Cia. de Ópera Seca. Ao contrário do se poderia imaginar, Gabi não se mostrou assustada ou nervosa com a nova experiência. Ela afirma que foi "fácil" atuar e já tem planos para o futuro: uma versão de Gerald para o Rei Lear, de Shakespeare, com Marília na companhia de seus dois filhos. O diretor não poupou elogios à atriz/jornalista: "Ela tem uma personalidade única; uma mulher sensível, lúcida, inteligente e perspicaz".
Uma opção a mais
No dia 9 de março, a Zona Leste ganhou um novo espaço para diversão e arte: é a Estação Cultural, no Sesc Itaquera. O local apresentará shows, teatro, poesia e intervenções artísticas, sempre a partir das 19h. A intenção é oferecer ao público mais uma opção cultural, de boa qualidade e a um preço acessível. Com uma área total de 1.400m2, distribuídos em dois ambientes, sendo um ao ar livre, o espaço comporta trezentas pessoas. Os freqüentadores poderão se acomodar em várias mesas, que estarão localizadas próximas ao bar, ao palco e na área externa. O local também proporciona ampla segurança e estacionamento. Na decoração, um enorme aquário, com mais de três metros de comprimento, chama a atenção e torna-se uma atração a mais com suas diversas espécies de peixes e cavalos-marinhos. Para tornar o clima mais agradável, a casa apresenta uma programação de música ambiente, que passa por gêneros como MBP, jazz e música instrumental. O cardápio é um capítulo à parte. Porções frias, quentes e três pratos especiais compõe o menu que promete agradar aos paladares mais exigentes. O convidado para a inauguração do espaço foi Luiz Melodia, que apresentou seu show Acústico.
História de histórias
O Sesc Pompéia realiza, de 17 de abril a 27 de maio, a exposição 100 Anos de Cordel, uma mostra comemorativa da história do centenário de um dos mais célebres estilos literários do Brasil. A exposição apresenta ilustrações, matrizes de xilogravuras, folhetos de cordel, gibis, painéis com fotos e textos de vários autores sobre o assunto. Entre os destaques, Coração Dilacerado, texto baseado na obra de Ariano Suassuna, que trata da vaidade, da sedução e da paixão , e De repente, o Cordel, espetáculo infantil que aborda o encontro de dois poetas repentistas que realizam um desafio na noite de aniversário de um rei medieval. As atividades acontecem na Área da Convivência da unidade e a entrada é grátis.
Trasparências em evidência
Em exposição desde julho na área de convivência do Sesc Belenzinho, as criações da artista plástica Lygia Reinach foram recentemente adquiridas pela unidade. "Há vinte anos que eu trabalho com cerâmica e sempre procurei criar um desafio na manipulação deste material. A cerâmica é vista somente como utilitária, mas isso é um equívoco", conta Lygia, que neste trabalho uniu a cerâmica a um espelho d'água, união que, segundo a artista, "promove mais brilho e movimento". Suas obras podem ser vistas também na estação de metrô Ana Rosa, no jardim da Pinacoteca do Estado e no Sesc Campinas, que será inaugurado no dia 7 deste mês.
As linguagens no corpo de Denise Courtouké
A bailarina e coreógrafa Denise Courtouké realizou, em março no Sesc Vila Mariana, uma palestra na qual falou da experiência que teve no Japão e de sua pesquisa atual que resultou na criação do espetáculo Camile Claudel. "Eu me envolvi com o corpo quando trabalhei com Ulisses Cruz e Antunes Filho. Isso me levou para o trabalho de Min Tanaka e sua dança butô, na qual eu me aprofundei mais fisicamente." Denise contou que, em sua volta ao Brasil, acabou trilhando o caminho inverso e hoje está interessada no diálogo entre diversas linguagens. "Eu uso parte do corpo para trabalhar a voz, a sonoridade, a música e a palavra. O corpo é um instrumento para trabalhar também a música e a teatralidade", retoma Denise. "As pessoas são muito curiosas sobre isso. Querem saber como eram minhas companhias lá e o meu o dia-a-dia."
Ensino à distância
O projeto Infoprática do Sesc Santos, ciclo de palestras mensais com especialistas da área de informática, trouxe no mês de março o tema Ensino à Distância, uma realização do Sesc em conjunto com as empresas Enterdata e Novo Milênio. Dirigida a educadores, programadores, web masters, estudantes e internautas em geral, a palestra abordou a evolução do ensino via computador, idéias e conceitos ligados ao tema. Segundo o palestrante Claudio de Carvalho, pós-graduado em ciências da computação, "o objetivo era traçar um paralelo entre as vantagens e desvantagens de cada um dos métodos. Vimos também como o estudante reage à falta de um professor nas aulas expositivas e como isso pode ser compensado".
Incentivo ao incentivo
A Delegacia do Ministério da Cultura em São Paulo, em parceria com o Sesc-SP e a Capacitação Solidária, oferece gratuitamente a partir do dia 10 deste mês, no Sesc Vila Mariana, o Curso sobre a Lei Rouanet para o Terceiro Setor. A proposta é demistificar a dificuldade que alguns julgam existir na utilização do benefício, visando o fortalecimento do mercado cultural e dos investimentos em cultura. Serão oferecidos, ao longo do ano, cursos sobre a lei para empresas, com ênfase no social, e outro que visa à qualificação de produtores culturais cujos projetos já foram aprovados.
Informações/inscrições: Delegacia do Ministério da Cultura em São Paulo (telefax: 11 5539-6304/5539-6308, drminc@dialdata.com.br ou cursosdr@dialdata.com.br )