Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Reflexões sobre o Ato Institucional nº 5

Espetáculo inédito
Espetáculo inédito "Colônia Penal" - Foto: FK/Divulgação

Para lembrar o AI5, no ano em que o golpe de Estado de 1964 completa meio século, o SescTV preparou uma programação que discute a repressão pelos regimes militares latino-americanos e suas reflexões por meio da cultura

A implementação do Ato Institucional Nº 5 - em 13 de dezembro de 1968 - instaurou no Brasil um dos períodos mais nefastos da história recente. Para lembrar o significado da repressão e do terror que impregnaram a nação durante a ditadura militar, o SescTV preparou a programação Reflexões sobre o AI-5 com espetáculo de dança, documentários, debate sobre cinema e a reprise de uma série dirigida por Tata Amaral.

O espetáculo inédito Colônia Penal, que será exibido no sábado, tem coreografia inspirada em obra homônima de Franz Kafka que ilustra técnicas medievais de castigos punitivos. Somados à crueldade latente das torturas durante a ditadura, resultam no trabalho da Cia Carne Agonizante, dirigida pelo coreógrafo paulistano Sandro Borelli. 

O diretor acredita que esse espetáculo não deve ser considerado apenas como uma obra de arte, pois, pela transcendência do tema, obriga o espectador a pensar sobre o assunto proposto. No palco, um homem é torturado por um militar, enquanto outros riem, jogam cartas e bebem vinhos em uma mesa no mesmo ambiente. “Quem entrou no espetáculo tem que sair machucado”, diz Borelli.

Na mesma noite, às 22h, o SescTV levará ao ar o programa Dois Olhares, Uma Época, da série Contraplano, em que o cineasta Ugo Giorgetti e o psicanalista Tales Ab’Saber discutem as impressões do cinema sobre as cicatrizes da ditadura militar brasileira a partir dos filmes Terra em Transe, de Glauber Rocha, Hitler IIIº Mundo, de Jose Agripino de Paula, Ação entre Amigos, de Beto Brant, e Cidadão Boilesen, de Chaim Litewski.

Na mesma levada, o programa CurtaDoc reapresentará o episódio Errantes no dia 13, às 18h, que reúne curtas com personagens que transitam entre a realidade e a ficção: Cowboy, A Passagem e La Chirola, sendo este último um filme boliviano que mostra o ex-preso político Pedro Antonio Cajias de La Vega e suas reflexões acerca de tempos tão amargos e da sobrevivência depois de tudo consumado.

Também no dia 13, às 22h, o canal reprisará o primeiro episódio da série Trago Comigo, dirigida pela cineasta Tata Amaral, que traz o ator Carlos Alberto Ricceli interpretando Telmo Marinicov, um ex-diretor de teatro, ex-membro da luta armada e ex-exilado que, ao ser entrevistado para um documentário sobre a luta armada, percebe no ar que perdeu totalmente as memórias do período em que esteve clandestino em um “aparelho”, na cidade de São Paulo. A partir daí, é desafiado por um amigo a retomar sua carreira de teatro e recobrar suas lembranças dos tempos duros.

No dia 14, às 18h, a série CurtaDoc exibirá o episódio Arte Pública que apresenta três curtas sobre as expressões artísticas como forma de ativismo: Cidade Improvisada, Murales por La Identidad: Jorge Cuello e Intervenha Aqui. O segundo curta retrata a criação do painel Abuelas pelo artista plástico argentino Jorge Cuello para o projeto Murales por La Identidad das Abuelas de Plaza de Mayo, que continuam lutando para reencontrar seus netos desaparecidos durante a ditadura argentina, os quais foram criados por famílias de militares.

Para encerrar a programação, o canal exibe ainda Revoluções e Golpes, outro episódio da série Contraplano, que discute filmes que, no cinema, representam testemunhas oculares importantíssimas nas revoluções e golpes da América Latina, comentados por Ugo Giorgetti e Tales Ab’Saber. São eles: Revolucion! A Verdade sobre Fidel Castro, A Batalha do Chile II - O Golpe de Estado, Condor e Che.

Confira a programação: Especial - Reflexões sobre o AI-5

Dança Contemporânea: Colônia Penal
Dia 12/12, às 21h
Reapresentações: Dias 13/12, às 2h; 14/12, às 5h e 18/12, às 4h.
Classificação Indicativa: 16 anos

Contraplano: Dois Olhares - Uma Época
Dia 12/12, às 22h
Reapresentações: Dias 13/12, às 4h; 14/12, à 0h; 15/12, à 1h; e 17/12, à 0h.
Classificação Indicativa: 16 anos

CurtaDoc: Errantes
Dia 13/12, às 18h
Classificação Indicativa: 14 anos

Direções: Trago Comigo
Dias: 13, 20, 27/12 e 03/01, às 22h
Classificação Indicativa: 16 anos

CurtaDoc: Arte Pública
Dia 14/12, às 18h
Classificação Indicativa: 10 anos

Contraplano: Revoluções e Golpes
Dia 15/12, às 22h
Classificação Indicativa: 16 anos