Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Diálogos sustentáveis, ideias renovadas

A programação está prevista para acontecer bimestralmente no Sesc Piracicaba, entre agosto de 2014 e dezembro de 2015, e cada edição com uma abordagem temática diferente

Já não é novidade que os assuntos e reflexões sobre os rumos do nosso planeta urgem por exclamações que extrapolem as interrogações do senso comum.
A zona de conforto onde os clichês dependuram suas redes e aplainam suas esteiras de vime precisa ser substituída por novos pontos de vista com oxigênio renovado para os já cansados e batidos discursos verdes, quase maduros.
Nessa proposta surge no Sesc Piracicaba o projeto Diálogos Sustentáveis, para conceber material de explanação e discussão sobre meio ambiente e sustentabilidade com profissionais e especialistas das mais variadas áreas e linhas de pesquisa.

A programação está prevista para acontecer bimestralmente, entre agosto de 2014 e dezembro de 2015, contendo cada edição uma abordagem temática diferente. A atividade acontece em parceria com a Assessoria de Comunicação (Acom) / TV USP Piracicaba – ESALQ/USP.

Aqui você confere como foram os encontros. A produção dos vídeos é da Acom/TV USP Piracicaba e a mediação de Fabiano Pereira, jornalista, publicitário, produtor da TV USP Piracicaba e docente da Faculdade de Comunicação da UNIMEP

1ª.  Edição – Agosto/2014
Consumo Sustentável: O que há de novo nessa velha prática?

Participaram o Prof. Dr. Marcos Sorrentino, coordenador do Laboratório de Educação e Política Ambiental da ESALQ/USP, e o Prof. Dr. Ladislau Dowbor, economista político da PUC-SP. 

 


2a. Edição – Outubro/2014
Agricultura Familiar: alternativa saudável em tempos de globalização?

Com o Prof. Paulo Yoshio Kageyama, colaborador do Ministério do Meio Ambiente e professor da ESALQ/USP, e Sílvio Tendler, cineasta, historiador, professor da PUC-RJ e autor de documentários como O veneno está na mesa, O veneno está na mesa 2, Jango, entre outros.

 

3a. Edição – Dezembro/2014
Crise hídrica: falta água em um país tropical?

O Prof. Dr. Marcos Vinícius Folegatti, engenheiro agrônomo, professor da ESALQ/USP, e o Prof. Dr. Luís Fernando Amstalden, sociólogo, professor da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP) conversam sobre o problema da água que vem afetando o abastecimento de diversas cidades do País.

 

4a. Edição – Fevereiro/2015
Mudanças climáticas e o Brasil - perspectivas, ameaças e alternativas

O Prof. Dr. Paulo Nobre, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) debate com o Prof. Dr. Paulo Artaxo, do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), o contexto atual e as perspectivas das mudanças climáticas no país.

 

 

Próximos encontros

 

o que:

Diálogos Sustentáveis

Mobilidade Urbana: velho desafio ainda sem solução

quando:

29/04, quarta-feira, 19h30

onde:

Sesc Piracicaba