Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Bailarinas de Edgar Degas


O Museu de Arte de São Paulo (Masp) abriga 33 esculturas e uma pintura da série de bailarinas do francês Edgar Degas, um dos mais importantes artistas impressionistas. Atualmente, duas delas compõem a exposição Passagens por Paris: a Bailarina de Quatorze Anos (1880), escultura em bronze com vestuário, e Quatro Bailarinas em Cena (1885-1890), pintura em óleo sobre tela. As esculturas da série foram doadas ao museu nos anos 1950 por Alberto José Alves, Alberto Alves Filho e Alcino Ribeiro de Lima.


Movimento artístico
Surgido na França no século 19, o impressionismo é considerado o marco inicial da arte moderna. O nome deriva da obra Impressão, Nascer do Sol (1872), de Claude Monet. Algumas de suas características nas artes plásticas são a ênfase em temas da natureza, como o retrato de paisagens e as técnicas de pintura que valorizam a ação da luz natural, além de pinceladas soltas e rápidas.


O artista
Edgar Degas nasceu em Paris, em 19 de julho de 1834. Fez parte do impressionismo, embora suas obras possuíssem ainda elementos do realismo e do renascimento italiano. O uso de cores em tom pastel esteve presente na primeira fase de sua vida artística, passando a tons mais vibrantes a partir da década de 1860, quando conheceu Manet, que depois o apresentou a outros impressionistas, como Monet, Renoir e Pissarro. Em 1874, apresentou suas obras na Primeira Exposição Impressionista. O artista é conhecido pela abordagem de cenas do cotidiano, retratos individuais e de bailarinas e mulheres.


MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO
Avenida Paulista, 1578 - São Paulo
Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h (bilheteria até 17h30); quinta-feira, das 10h às 20h (bilheteria até 19h30)
Entrada: R$ 15 (inteira) e R$ 7 (meia)
Tel.: (11) 3251.5644