Postado em
Viagem pela cultura nacional
Sesc Itaquera reuniu olhares sobre Macunaíma, obra-prima do modernismo, nas Festas Brasileiras 2014
Um dos grandes romances modernistas do Brasil, o livro Macunaíma (1928) é um marco na literatura ao mostrar a trajetória do anti-herói e a diversidade nacional. Por esse motivo, a obra de Mário de Andrade foi escolhida para dar o tom da Festa Brasileira 2014, no Sesc Itaquera, em agosto, com atrações em diversas linguagens artísticas, como música, teatro, dança e cinema.
Viajar pelas raízes e aspectos da formação brasileira é um resgate anual promovido pelas festas do Sesc Itaquera. A trajetória começou com as festas juninas, em 2003, e a cada ano as atividades são inspiradas em um tema ligado ao Brasil. Desde 2011, o evento adotou o nome de Festas Brasileiras e apresenta um recorte temático a cada edição.
“O recorte da Festas Brasileiras 2014, Os Brasis de Macunaíma, convidou o público a conhecer e explorar os territórios do Brasil e suas manifestações simbólicas, a cultura e a tradição do povo brasileiro”, explica Rachel Leão, técnica de programação do Sesc.
Na programação musical, a proposta de se apropriar de vertentes diversas fez com que os artistas se arriscassem com novas roupagens, com shows de Funk Como Le Gusta, Fabiana Cozza, Aláfia e Clube do Balanço. A exposição Amazônia Mundi, por sua vez, trouxe oficinas e vivências sobre a cultura Makuxi, de onde surgiu a figura mítica de Macunaíma.
“A Festa trouxe uma amostra da diversidade da cultura brasileira, com programações musicais, teatrais, intervenções artísticas, dança, brincadeiras e gastronomia”, afirma Rachel. “Outro aspecto importante dessa programação foi o convite que fizemos ao público para refletir sobre sua própria identidade.”
“Os Brasis de Macunaíma convidou o público a conhecer e explorar os territórios do Brasil e suas manifestações simbólicas”
Rachel Leão, técnica de programação do Sesc
Movimente-se
De 21 a 28 de setembro, as atividades físico-esportivas das unidades do Sesc integram a Semana MOVE Brasil 2014. Entre os destaques da programação estão atividades como a exposição Corpo em Ação, sobre triatlon (Sesc Carmo, de 1º/09 a 31/10) e o Pedala 24 horas (Sesc Sorocaba, 20/09). O MOVE Brasil é uma campanha aberta do Sesc para aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas. A ideia é expandir e facilitar a oferta de esporte em todo o Brasil até 2016.
“Percebi que eu não sabia mais tocar ‘Vambora’, ‘Esquadros’. Tive que me encontrar com elas de novo, reaprender a tocar. Fatalmente, eu tive que olhar para elas de outra forma.”
Adriana Calcanhotto, em entrevista ao portal UOL.
A cantora, que sofreu uma lesão na mão direita há dois anos,
se apresentou no Sesc Pinheiros em agosto com o show Olhos de Onda
“Concluí que seria importante adaptar porque a leitura tolera pausas e aberturas, enquanto o espetáculo teatral ocorre num tempo compartilhado de maneira única, no aqui/agora.”
Diogo Liberano, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.
O diretor esteve em cartaz no Sesc Pinheiros em agosto com a peça Vermelho Amargo,
adaptação do romance de Bartolomeu Campos de Queirós
Bienal do Livro
Um dos maiores acontecimentos da cultura literária na América Latina, a 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo recebeu discussões sobre temas do universo dos livros e outros assuntos da atualidade entre 22 e 31 de agosto. Dividida em cinco espaços, a programação teve curadoria do Sesc, que aceitou o convite da Câmara Brasileira do Livro (CBL) para compor as mesas de debate, oficinas, palestras, espetáculos e outras atividades que fizeram parte do evento.
Cozinha e conversa
Evento quinzenal em cartaz no Sesc Ipiranga, A Cozinha da Doidivana conta com a participação da escritora e socióloga Ivana Arruda Leite. Recebendo um escritor, Ivana prepara para ele, entre uma e outra conversa, uma receita. Para o mês de agosto, foram convidadas as escritoras Noemi Jaffe e Márcia Tiburi. Ivana escreveu os livros de contos Falo de Mulher (Ed. Ateliê, 2002) e Ao Homem que Não Me Quis (Ed. Agir, 2005), a novela Eu Te Darei o Céu – e Outras Promessas dos Anos 60 (Ed. 34, 2004), e os romances Hotel Novo Mundo (Ed. 34, 2009) e Alameda Santos (Iluminuras, 2010).
Dança fantástica
O espetáculo Erêndira, em cartaz no Sesc Pinheiros em agosto, gira em torno da história de uma jovem prostituta e tem argumento inspirado no realismo fantástico de Gabriel García Márquez. A coreografia trabalha a responsabilidade coletiva e a disciplina individual, entre a dependência econômica e a identidade cultural. Como resultado, a vida encontra o sucesso e é obrigada a sair de condições insuportáveis ou impossíveis, recriando um mundo ainda não concluído, mas já em ruínas.
Programa premiado
O SescTV foi vencedor do Prêmio TAL (TV América Latina), em cerimônia realizada na cidade de Montevideu, no Uruguai, no dia 31 de julho. Voltado a promover a qualidade da produção de emissoras públicas e culturais do continente latino-americano, o Prêmio elegeu a série Habitar, do SescTV, dirigida por Paulo Markun e Sérgio Roizenblit, como a melhor na categoria Produção em Série.