Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Casa Guilherme de Almeida

Crédito: Elias Gomes
Crédito: Elias Gomes


A Casa Guilherme de Almeida foi adquirida pelo governo de São Paulo na década de 1970 e inaugurada em março de 1979. O museu-casa abriga objetos que pertenceram ao poeta, jornalista, advogado e tradutor Guilherme de Almeida. Além da significativa coleção de pinturas, esculturas, desenhos e gravuras de artistas modernistas como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret, a casa oferece uma programação cultural relacionada ao campo de atuação de Guilherme, com cursos, oficinas, palestras, mesas-redondas e recitais, e um Centro de Tradução Literária.


Visita guiada

O acervo da Casa Guilherme de Almeida reúne objetos decorativos, mobiliário e obras de arte que integravam a antiga residência do poeta Guilherme de Almeida e sua esposa Baby de Almeida. Além da arte modernista, é possível encontrar no local gravuras de períodos diversos, como uma de Franz Post (século 17) e litogravuras em cor de Rugendas (século 19). As visitas espontâneas acontecem em grupos de até oito pessoas. No caso de grupos maiores, é necessário agendamento prévio.


O poeta

Guilherme de Andrade e Almeida nasceu em Campinas, no estado de São Paulo, no dia 24 de julho de 1890. Em 1912, concluiu o curso da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Sua estreia literária se deu em 1916, com Mon Coeur Balance e Leur Âme, peças de teatro escritas em colaboração com Oswald de Andrade e editadas sob o título de Théâtre Brésilien. Seu primeiro livro de poemas, Nós, veio em 1917. Em 1922, publicou Era uma Vez…, mesmo ano em que atuou na realização da Semana de Arte Moderna.

Com uma obra que compreende mais de 70 publicações, foi eleito em 1928 para a Academia Paulista de Letras e, em 1930, para a Academia Brasileira de Letras. Durante décadas, Guilherme de Almeida foi considerado o mais popular poeta paulista. Faleceu em 11 de julho de 1969, em sua casa, a “Casa da Colina”, onde residia desde 1946.


Casa Guilherme de Almeida
Rua Macapá, 187 - Perdizes - São Paulo Visitação: terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: terça a sexta-feira, das 19h às 21h; sábados e domingos, das 10h às 19h (consultar programação).
Grátis.
Tel.: (11) 3673-1883 | 3803-8525