Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Quadrinhos das décadas de 1980 e 1990 discutem problemas dos centros urbanos

Exposição Cidades em Tiras, na Galeria do Sesc Santo André
Exposição Cidades em Tiras, na Galeria do Sesc Santo André

Depois de passar pela capital pernambucana, Recife, a exposição Cidades em Tiras: a Metrópole Brasileira Através das Histórias em Quadrinhos chega ao Sesc Santo André

Com curadoria de André Luís Sanchez Cezaretto, a exposição apresenta temas referentes à vida urbana durante as décadas de 1980 e 1990, por meio de HQs produzidos por Angeli, Laerte, Luiz Gê, Adão Iturrusgarai, Spacca, Fernando Gonsales e um autor mais novo, Oliver Borges. Esses quadrinistas, oriundos, em sua maioria, da imprensa alternativa, buscavam trabalhar com novos elementos gráficos e estéticos do universo da contracultura e do underground; procuravam, portanto, renovar a linguagem dos quadrinhos e assim o fizeram.

Na produção dos artistas, o cenário metropolitano teve influência fundamental na própria composição das histórias e personagens, pois este é ponto de partida para as atitudes, pensamentos, emoções e a própria linguagem presentes nas HQs. Como exemplo, pode-se apontar o rio Tietê, poluído pela indústria, como sendo a área onde vivem os  Piratas do Tietê (Laerte) - abraçada em 1990 pelo jornal Folha de São Paulo; o trânsito, a violência e a hipocrisia paulistana levaram Bob Cuspe (Angeli) a optar por morar no esgoto; o rato Níquel Náusea (Fernando Gonsales) apresenta as dificuldades de se viver num lixão produzido pela sociedade de consumo.

As tiras, retratadas basicamente no contexto dos anos 80 – década marcada pelo surgimento dos movimentos sociais e de manifestações culturais diversas – contestam a realidade de cidades caóticas, violentas, com seu tráfego de veículos eternamente congestionado, socialmente tensa e portadora de edifícios que impedem uma visão para além do concreto.

A exposição, que conta com equipe de educadores e programação integrada, reproduz em diversos tamanhos e formatos histórias em quadrinhos contidas nas revistas Chiclete com Banana, Piratas do Tietê, Geraldão , Circo, e Níquel Náusea, as quais abordam as cidades brasileiras como cenário e desnudam o comportamento de seus personagens, figuras intimamente ligadas aos modos de vida nas grandes metrópoles. Uma oportunidade para o público refletir sobre as sobre as cidades brasileiras a partir de um viés pouco convencional, o das histórias em quadrinhos.

o que: Cidades em Tiras: a Metrópole Brasileira Através das Histórias em Quadrinhos
quando:

de 11/dezembro/2013 a 9/março/2014

onde:

Sesc Santo André