Postado em
Quadrinhos das décadas de 1980 e 1990 discutem problemas dos centros urbanos
Depois de passar pela capital pernambucana, Recife, a exposição Cidades em Tiras: a Metrópole Brasileira Através das Histórias em Quadrinhos chega ao Sesc Santo André.
Com curadoria de André Luís Sanchez Cezaretto, a exposição apresenta temas referentes à vida urbana durante as décadas de 1980 e 1990, por meio de HQs produzidos por Angeli, Laerte, Luiz Gê, Adão Iturrusgarai, Spacca, Fernando Gonsales e um autor mais novo, Oliver Borges. Esses quadrinistas, oriundos, em sua maioria, da imprensa alternativa, buscavam trabalhar com novos elementos gráficos e estéticos do universo da contracultura e do underground; procuravam, portanto, renovar a linguagem dos quadrinhos e assim o fizeram.
Na produção dos artistas, o cenário metropolitano teve influência fundamental na própria composição das histórias e personagens, pois este é ponto de partida para as atitudes, pensamentos, emoções e a própria linguagem presentes nas HQs. Como exemplo, pode-se apontar o rio Tietê, poluído pela indústria, como sendo a área onde vivem os Piratas do Tietê (Laerte) - abraçada em 1990 pelo jornal Folha de São Paulo; o trânsito, a violência e a hipocrisia paulistana levaram Bob Cuspe (Angeli) a optar por morar no esgoto; o rato Níquel Náusea (Fernando Gonsales) apresenta as dificuldades de se viver num lixão produzido pela sociedade de consumo.
As tiras, retratadas basicamente no contexto dos anos 80 – década marcada pelo surgimento dos movimentos sociais e de manifestações culturais diversas – contestam a realidade de cidades caóticas, violentas, com seu tráfego de veículos eternamente congestionado, socialmente tensa e portadora de edifícios que impedem uma visão para além do concreto.
A exposição, que conta com equipe de educadores e programação integrada, reproduz em diversos tamanhos e formatos histórias em quadrinhos contidas nas revistas Chiclete com Banana, Piratas do Tietê, Geraldão , Circo, e Níquel Náusea, as quais abordam as cidades brasileiras como cenário e desnudam o comportamento de seus personagens, figuras intimamente ligadas aos modos de vida nas grandes metrópoles. Uma oportunidade para o público refletir sobre as sobre as cidades brasileiras a partir de um viés pouco convencional, o das histórias em quadrinhos.
o que: |
Cidades em Tiras: a Metrópole Brasileira Através das Histórias em Quadrinhos |
quando: |
de 11/dezembro/2013 a 9/março/2014 |
onde: |