Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Tom Zé estreia novo programa do SescTV

Em dezembro, o SescTV traz um presente para os fãs do Instrumental Sesc Brasil e da boa música apresentada no Teatro Anchieta, do Sesc Consolação: a estreia do Passagem de Som.

Dirigido por Max Alvim e Carlos Zen, cada episódio, de meia hora, do programa documenta os bastidores da criação musical e traz depoimentos dos artistas, parceiros, apreciadores da obra, personagens históricos e convidados.

Na sequência, às 22h, o show é exibido na íntegra no Instrumental Sesc Brasil.

O episódio de estreia traz o compositor, cantor, performer, arranjador e escritor baiano Tom Zé, um dos ícones da Tropicália, que sentiu o amargo gosto do esquecimento no Brasil, mas teve sua obra resgatada pelo músico britânico David Byrne nos anos 1990, obtendo o reconhecimento internacional e, desde então, voltou a arrebatar multidões aqui e no exterior.

Passagem de Som

Percorrendo as ruas de São Paulo com o inventivo Tom Zé, o programa relembra sua trajetória artística e registra confissões: “Minha história só pode ser descrita pela incompetência. Descobri minha incompetência com quinze anos de idade. Vi que não cantava como outras pessoas e continuei estudando mesmo assim”.

Lado a lado com o artista revemos a casa onde morou com Torquato Neto, o itinerário criativo da Tropicália, visitamos a oficina do luthier Murilo Ferreira, entendemos as peripécias criativas que o performer faz com seus instrumentos e muito mais.

O programa traz ainda depoimentos de pessoas que foram assistir ao show; da cantora Gal Costa, sobre a canção que ela gravou, Namorinho no Portão, composta por Tom Zé e Gilberto Gil; do luthier e, claro, a passagem de som antes do espetáculo.


Instrumental Sesc Brasil

Na sequência, às 22h, o SescTV apresenta o show gravado em janeiro de 2013, que dá início à nova temporada do Instrumental Sesc Brasil, em que o artista interpretou as principais canções de sua trajetória, que abrange discos, trilhas de espetáculo, de cinema e internet, como a clássica Toc e a bem humorada Não Tenha Ódio no Verão. Além do Teatro Sesc Anchieta lotado, Tom Zé interagiu com mais de 300 pessoas que assistiram ao show pelo telão no local.

O novo site do Instrumental Sesc Brasil também entra no ar na mesma época e vai reunir biografias dos artistas, os shows do acervo, entrevistas e mantém a transmissão, na íntegra e ao vivo, das gravações toda segunda-feira.

Passagem de Som: Tom Zé
Dia: 15/12, às 21h
Classificação Indicativa: 12 anos
Reapresentações: Dias 16/12, às 16h30; 17/12, às 9h30; 18/12, às 11h; 19/12, às 13h e 21/12, às 14h.

Instrumental Sesc Brasil: Tom Zé
Dia: 15/12, às 21h30
Classificação Indicativa: Livre
Reapresentações: Dias 16/12, às 17h; 17/12, às 10h; 18/12, às 11h30; 19/12, às 13h30 e 21/12, às 14h30.