Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Em clima de Olimpíadas

Em clima de Olimpíadas

O atletismo é uma alternativa para a prática de atividades físico-esportivas nas mais diferentes faixas etárias

Desde 776 a.C., o atletismo é um capítulo fundamental na história do esporte. Essa data marca a primeira competição de que se tem notícia na modalidade: a corrida na cidade de Olímpia, Grécia. É também dessa época o surgimento do termo Olimpíadas, para designar os jogos esportivos de então. O conceito dos jogos foi se adaptando aos períodos históricos, assim como a modalidade que lhe deu origem passou por transições até os dias de hoje.
Outro marco nessa linha do tempo foi o ano de 1864, quando ocorreram inúmeras competições esportivas entre universidades inglesas. “Para a realização delas, foi necessária a normatização da modalidade e, mais tarde, com o início dos Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896, em Atenas, foram feitos ajustes que vieram se alterando até os dias atuais”, explica o treinador da Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf, na sigla em inglês), Adauto Domingues. As principais mudanças foram as definições das distâncias de corrida e a entrada de provas para o sexo feminino. “É bom lembrar que houve diferenças enormes de tempo entre o surgimento da modalidade masculina para a feminina. A maratona masculina existe desde 1896, por exemplo. Já a feminina somente estreou em 1984, ou seja, 88 anos depois”, ressalta Domingues.
Baseado em movimentos naturais do ser humano, o atletismo é subdividido nas seguintes provas oficiais: corridas de velocidade, revezamentos e barreiras (provas de curta duração, mas com muita potência); corridas de meio fundo (são diferentes combinações de trabalhos anaeróbicos e aeróbicos); corridas de fundo (as provas com predominância aeróbica); caminhada; saltos, divididos em verticais (salto em altura e salto com vara) e horizontais (salto em distância e salto triplo); lançamentos e arremesso, com os lançamentos de disco, martelo, dardo e o arremesso de peso; além das provas combinadas, que se dividem em decatlo para os homens (incluindo salto em distância, arremesso do peso, salto em altura, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo etc.) e heptatlo para mulheres (salto em altura, arremesso de peso, salto em distância, lançamento de dardo, corrida etc.).
Normalmente, as crianças entram nas escolinhas de atletismo aos 7 ou 8 anos de idade – atuando sob uma atmosfera lúdica. Entre os 13 e 14 anos, inicia-se a formação profissional aos interessados, mas Domingues ressalta que não há idade máxima para dar início ao esporte – ao contrário do imaginado pelo senso comum. “Não existe restrição física. Para começar, deve-se fazer uma avaliação médica e procurar um treinador. Agora, para chegar ao alto rendimento é outra situação. Após a iniciação, o progresso é que determina aonde poderá chegar este aluno/atleta”, explica o treinador. Para ele, o mais importante é a pessoa ter prazer naquilo que faz. “Você fica fazendo parte da vida de um atleta por mais de 15 anos, estando próximo na sua formação, do acadêmico, do cidadão, muitas vezes do pai de família. Trabalhando com honestidade e sinceridade nos acertos e erros você ganha mais um membro para sua família”, declara.

BOXE – Três, dois, um... Já!

Acompanhe as atividades voltadas ao atletismo em diferentes unidades do Sesc

Vivência de Atletismo (Sesc Consolação)
No dia 21 de setembro, foi realizada a Virada Esportiva em diversas unidades do Sesc, voltada para o atendimento das diversas faixas etárias. “Para incentivar a prática esportiva que permitisse a participação, também, de crianças menores de sete anos, pensamos em uma programação atraente e divertida, que nomeamos como Viradinha Esportiva, com a prática de modalidades do atletismo”, conta a técnica de programação do Sesc Consolação, Rosangela Pereira. A atividade abrange o salto em altura, o salto em distância e o salto com barreiras (altura adaptada para crianças). O principal objetivo é apresentar uma modalidade esportiva que todos possam participar independentemente de sua condição física ou social. “A modalidade poderá ser adaptada para o parquinho, para a área de lazer de um prédio ou para qualquer lugar onde se tenha um espaço para brincar. Brincar pelo esporte e com o esporte”, resume.

Miniatletismo (Sesc Belenzinho)
Com base nas diretrizes do miniatletismo, que prega o incentivo à prática do esporte de forma adaptável, atraente, acessível e instrutiva, o ex-atleta Claudinei Quirino esteve à frente das atividades da Virada Esportiva 2013/Semana Move no Sesc Belenzinho, demonstrando esses preceitos na prática em um minicircuito de provas e atividades voltadas a pais e filhos, integrando a cultura esportiva e a proximidade entre família, cultura e lazer. Foram realizados alongamento e aquecimento, coordenação (exercícios voltados à percepção corporal e tomada de consciência de postura), educativo de corrida, corrida de 25 metros, salto em tesoura, salto em distância parado, salto triplo, arremesso de peso, passagem de barreira (com cones), passagem de bastão e revezamento. Além disso, houve um bate-papo com Quirino, no qual ele expôs sua trajetória esportiva desde a infância até suas conquistas atuais.

Atletismo – Arremessos e Lançamentos (Sesc Osasco)
Com a proposta de dar ao público a oportunidade de vivenciar as provas de campo do atletismo, a atividade que ocorreu no mês de julho incluiu o lançamento de disco, dardo e martelo e o arremesso de peso. “Além disso, pretendemos levar ao conhecimento do público as técnicas, habilidades motoras e capacidades físicas envolvidas nessas modalidades. Essa ideia surgiu como possibilidade de ampliar e aprofundar a cultura esportiva e também como estratégia de prática físico-esportiva no tempo de lazer”, explica o instrutor de atividade física do Sesc Osasco, Fernando Bustamante. Todas as provas são realizadas com materiais adaptados.

Especial de Atletismo (Sesc Birigui)
Realizada mensalmente, a atividade – que inclui salto em extensão, salto em altura, corrida com barreiras, corrida de velocidade, arremesso de peso, além de outros esportes, como esgrima, arco e flecha e judô – tem o intuito de proporcionar aos alunos da rede municipal de ensino um contato com algumas provas do atletismo. “A ideia surgiu como uma proposta da equipe esportiva da unidade em atender escolares com uma vivência de forma lúdica em uma manhã, proporcionando uma nova experiência e um novo conhecimento cultural e esportivo, além de oferecer novas ferramentas educacionais e conteúdos variados para os professores trabalharem dentro das salas de aula”, explica o monitor de esportes do Sesc Birigui, Jefferson Valentin. Esta atividade também foi realizada na Semana Sesc de Esportes, em junho, atendendo a 150 crianças. Em agosto, a participação cresceu para 180 jovens e, em setembro, ela entrou na programação da Semana Move Brasil 2013 (27/9) recebendo 400 crianças e adolescentes.