Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Turismo social, inclusão e desenvolvimento

Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional - SESC São Paulo

Alimentar a reflexão sobre inclusão, educação e cultura e transformá-la em ações de programação sempre fundamentadas na idéia de animação cultural é parte de nossa prática diária no SESC SP. Isso nos traz permanente atualização perante às principais discussões em voga e subsidia o aprimoramento de nossas ações.

É dessa forma que temos desenvolvido desde 1948 o Programa de Turismo Social, destacando-se por seu pioneirismo e consolidando-se atualmente como importante referência nacional e americana no tema. O Programa sublinha a qualidade e o conteúdo dos deslocamentos, tendo como aspectos a inclusão e a fruição da cultura, a solidariedade e a valorização da diversidade, propiciando a aventura do encontro com o outro e a transformação.

Para nós, a viagem impacta corpo e alma do viajante, este sujeito que, no retorno, pode ser outro, ver-se transformado pela oportunidade de estabelecer um caminho por dentro de si, deslocando-se na experiência de emoções e sensações diversas, e desvendando mistérios – de si próprio e do mundo. Essa é uma via possível e desejável para se falar em desenvolvimento social e humano, ao estabelecermos um caminho por dentro de nós mesmos, ao desvendarmos mistérios e ao seguirmos em direção a uma sociedade melhor.

Para refletir sobre o Turismo Social e avançar no princípio das ações inclusivas, o SESC e a Organização Internacional de Turismo Social - OITS, por meio de sua Secretaria para as Américas, realizaram, entre 24 e 27 de agosto de 2011, no SESC Consolação, o Encontro das Américas de Turismo Social, sob o tema “Turismo e inclusão: por uma visão humanista e social do turismo nas Américas”. Com o evento, buscamos reunir alguns dos principais pensadores sobre turismo social, a partir da compreensão de seu contexto internacional e principalmente americano; levantamos como eixos transversais da reflexão as idéias de inclusão e educação, a partir de suas vertentes conceituais e sua aplicabilidade em políticas públicas e, principalmente, em iniciativas autônomas, apresentando as novas formas que comunidades vem propondo para se pensar e se fazer turismo nas Américas.

O SESC sente-se muito honrado em possibilitar que o Brasil receba pela primeira vez esse evento, com discussões essenciais para o direcionamento das políticas de turismo e inclusão no Brasil. Honrado também por consolidar nossa parceria com a OITS, do qual fomos a primeira instituição latinoamericana a se filiar, no início da década de 1980, e junto à qual temos tido ativa participação.

Neste Caderno de Cidadania, reunimos reportagens que apresentam alguns dos  principais temas discutidos no evento,  buscando difundir pensamentos e informações e assim reforçarmos a ação e a  missão educativa do SESC.