Clássico no palco do Sesc
A peça Calígula, de autoria do escritor argelino Albert Camus, ficou em cartaz até dia 21 de dezembro no Sesc Pinheiros. O texto foi dirigido por Gabriel Vilela e teve Thiago Lacerda, Magali Biff e Pascoal da Conceição, entre outros, no elenco. O espetáculo conta a história do imperador romano Gaius Caesar Germanicus, famoso – entre outras polêmicas – por nomear seu cavalo senador. A peça volta aos palcos do Sesc em 2009. Confira detalhes no Em Cartaz.
Conexão com a adolescência
Nos dias 6 e 7 de dezembro, o Sesc Pompéia realizou o projeto Alta Conexão, dedicado a adolescentes de 13 a 17 anos. Entre as atrações da programação especial estiveram espetáculos de teatro, oficinas, aulas, vivências e sessões de bate-papo com a participação do músico Arnaldo Antunes e da psicóloga especializada em sexualidade Laura Müller. O objetivo foi promover o encontro entre organizações especializadas em juventude, proporcionando um espaço para o debate e apoio aos adolescentes.
MPB de qualidade
Nos dias 13 e 14 de dezembro, a dupla gaúcha Kleiton e Kledir se apresentou no Sesc Santana. Os irmãos basearam o repertório do show no último CD: Kleiton e Kledir – Ao Vivo, uma releitura dos maiores sucessos da carreira de mais de 20 anos da dupla. O trabalho foi o vencedor do Prêmio TIM de melhor disco do ano na categoria canção popular.
Gravuras de Tomie Ohtake
Ficou em cartaz até 14 de dezembro, no Sesc Araraquara, a exposição Tomie Gráfica. Originalmente apresentada no Instituto Tomie Ohtake, a mostra é uma retrospectiva com 48 gravuras da artista produzidas entre 1968 e 2005. A exposição foi composta de serigrafias, litografias e gravuras em metal, além de uma série produzida para ilustrar alguns poemas de Haroldo de Campos inspirados no Japão.
Na casa da Ruth
O CD Na Casa da Ruth é o primeiro lançamento infanto-juvenil do Selo Sesc. A coleção de músicas faz referências à obra da consagrada escritora Ruth Rocha e tem a participação da cantora Fortuna, do Coral Infantil do Sesc Vila Mariana, regido por Gisele Cruz, e de um quinteto instrumental regido por Gabriel Levy. Com arranjos de Hélio Ziskind, as canções falam sobre a diversidade de forma lúdica e poética. O lançamento do CD foi marcado por dois shows no Sesc Vila Mariana, nos dia 29 e 30 de novembro, e outro realizado na unidade Santos, com participação do ator Rafael Zolko.
2008 no cinema brasileiro
Entre os dias 12 e 23 de dezembro, o CineSesc organizou a nona edição da Retrospectiva do Cinema Brasileiro. O evento apresentou ao público o melhor da produção cinematográfica nacional em 2008. Entre os filmes, destaque para o documentário O Aborto dos Outros, de Carla Gallo, e para os longas de ficção Nome Próprio, de Murilo Salles, Meu Nome Não É Johnny, de Mauro Lima, e Linha de Passe (foto), de Walter Salles e Daniela Thomas.
Folclore japonês para os pequenos
Os finais de semana do mês de dezembro foram cheios de fantasia no Sesc Pompéia. O motivo foram as apresentações da peça infantil As Aventuras de Urashima Tarô, livre adaptação de uma história do folclore japonês. O espetáculo narra a aventura de um garotinho que salva a vida de uma tartaruga e, anos depois, é levado para conhecer o reino submarino. A peça foi produzida pela Cia. Pé no Canto em comemoração ao centenário da imigração japonesa, festejado em 2008.
60 anos de Direitos Humanos
Uma parceria entre a Comissão Municipal dos Direitos Humanos (CMDH) e o Sesc São Paulo comemorou os 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos. Entre os dias 2 e 10 de dezembro, uma programação especial na unidade Vila Mariana lembrou a data com atrações culturais, entre as quais o festival de curtas-metragens Entretodos, cujos filmes inspiram-se na questão dos Direitos Humanos e apresentação da banda Cordel do Fogo Encantado e do Dj Dolores.
A eterna Ternurinha
A unidade?Pompéia realizou, no dia 10 de dezembro, dois shows da cantora Wanderléa. A primeira apresentação aconteceu à tarde, especialmente para o público da terceira idade, e a segunda, à noite, recebeu os fãs de todas as faixas etárias. Nos dois shows, a Ternurinha, como era chamada nos tempos da Jovem Guarda, fez um resumo de seus 45 anos de carreira, interpretando desde os sucessos antigos até algumas faixas do recém-lançado CD Nova Estação.
Romeu e Julieta brasileiros
No dia 13 de dezembro, a unidade Ipiranga apresentou a peça A História de Amor de Romeu e Julieta. A Cia. Cornucópia encenou uma versão de Ariano Suassuna para o clássico de William Shakespeare, na qual o famoso romance entre os personagens do título se passa nas ruas de Recife e Olinda e a narrativa se assemelha à literatura de cordel e ao teatro de rua.
“Não renego o que já fiz, mas não tenho saudade”
Ney Matogrosso, em entrevista ao site UOL. O cantor se apresentou nos dias 12 e 13 de dezembro no Sesc Santos.
“O saudosismo é sempre manifestado em muitos que não digerem os novos pratos”
Gilberto Gil em entrevista à revista Época. O show do cantor, gravado no Sesc São Carlos, foi exibibido no SescTV, no dia 31 de dezembro, com exclusividade.