Postado em
Mosaico
JORGE LEÃO TEIXEIRA
|
Macaquices – Tratadores e veterinários de um zoológico chinês, depois de conseguir no ano passado que a chimpanzé Ai Ai abandonasse o cigarro após 16 anos de vício, travam agora uma batalha para ajudar Xiku, chimpanzé oriundo de um circo, a superar o mesmo vício. O tratamento inclui cachimbos de girassol e muita cerveja. Pelo andar da carruagem, Xiku vai trocar o cigarro pela cerveja, pois já se contenta em fumar somente quatro guimbas por dia. As cervejotas, por outro lado, não chegam para as encomendas.
Reviravolta – Medalha de ouro olímpica, Rodrigo Pessoa está lançando no cenário hípico europeu um novo cavalo, que atende pelo nome mágico de Harry Potter. É a primeira vez que um bruxo, em lugar de cavalgar a vassoura, é montado por um cavaleiro.
Pitéu vetado – Os gourmets de Chicago estão inconsoláveis: a Câmara Municipal aprovou lei que proíbe a venda de foie gras, sob a alegação de que o patê é feito mediante processo cruel para patos e gansos, alimentados à força por tubos destinados a enriquecer-lhes o fígado. Embora o próprio prefeito da cidade, Richard Daley, tivesse recomendado que o Legislativo tratasse de assuntos mais importantes, o projeto foi aprovado. Gourmets, chefs e jornalistas temem agora que a Câmara coloque frangos, lagostas e vitelas na lista negra municipal.
Santo não perdoa – O escritor Deonísio Silva, colaborador do "Jornal do Brasil", dedicou um artigo a são Jorge e sua legião de fiéis, devotos mesmo após o papa Paulo VI ter incluído o santo guerreiro entre os merecedores apenas de uma "devoção opcional", já que ele, como outros santos rebaixados para a segunda divisão, não tinha biografia devidamente documentada.
No artigo, Deonísio aponta como uma das razões para as vicissitudes enfrentadas pelo Corinthians a demissão do pai-de-santo Nilson, que tinha fama de manter uma linha direta com são Jorge, padroeiro do clube. Dizendo não crer em bruxas, mas respeitar o ditado espanhol que garante que existem, Deonísio listou as desgraças pós-demissão de pai Nilson: eliminação da Libertadores da América, da Copa do Brasil, dez derrotas consecutivas na Copa João Havelange, vexames no Brasileirão, etc.
Coincidências – Em Bristol, na Inglaterra, às 6 horas do dia 6/6/06, o temido número da besta do Apocalipse, nasceu um menino pesando 6 libras e 6 onças (cerca de três quilos), filho da professora Suzanne Cooper, fã de filmes de terror, que o deu à luz após 6 dias de contrações. Suzanne decidiu registrar o pimpolho com o nome de Damien, numa referência ao personagem do filme A Profecia, um menino que era a encarnação do anticristo.
Haja água benta e exorcismo para driblar tantas coincidências!
Velha guarda – Luiz Fernando Correia é dono de uma pequena farmácia no Catete, Rio de Janeiro, especializada em socorrer os saudosistas da terceira e quarta idade, que ali encontram produtos que já tiveram seus dias de glória e de fama: Creme Rugol, Água Inglesa, Emulsão de Scott (o terror da criançada), Pílulas de Vida do Dr. Ross, Pomada Minâncora, Cera Dr. Lustosa (alívio para dor de dentes desde 1922), Creme de Alface Brilhante e outros que ainda possuem fãs de carteirinha.
Já em Caldas Novas (GO), a originalidade fica por conta da Farmácia sem Portas, que há 30 anos funciona 24 horas por dia e figura no Guinness Book of Records por ser a única no mundo que não fecha porque não tem portas para baixar e trancar.
Banda ligeira – O humorista Nani, entre outras especialidades, coleciona casos verídicos do interior mineiro, inclusive de Esmeraldas, onde nasceu. Entre as histórias, ele conta o episódio vivido por um tio, internado no hospital, que ao receber a visita do maestro da banda local declarou, num repente pessimista: "Gostaria muito que a banda tocasse no meu enterro". O maestro, na bucha, tranqüilizou-o: "Pode ficar sossegado que já começamos os ensaios"...
![]() | |