Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Mosaico

JORGE LEÃO TEIXEIRA


Ilustração: Leandro Szyszko

Raios X na berlinda - O governo britânico testa atualmente um equipamento de raios X nos seus aeroportos, capaz de enxergar através das roupas dos passageiros, o que despertou a ira de grupos de defesa de direitos civis, que o apelidaram de voyeur, por bisbilhotar e reproduzir detalhes anatômicos dos corpos que examina. A maioria das pessoas convidadas a testar o dispositivo não se nega a fazê-lo em nome da segurança nos vôos, sob ameaça do terrorismo.
As entidades insistem em alegar falta de privacidade no uso do equipamento. Mas denunciam a imprecisão dos detectores atuais, incapazes de acusar a presença de certos metais e plásticos, enquanto alarmes soam quando são descobertos chocolates, queijo ou manteiga de amendoim na bagagem.

Recordar é sofrer - Em carta de protesto contra a praga dos assaltos nas ruas do Rio de Janeiro, enviada a um jornal carioca, o leitor Osvaldo Nunes fechou o seu estrilo com chave de ouro, lamentando: "Vão-se os anéis e ficam as duras lembranças do assalto".

Figuraça - Um juiz estadual requereu ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e foi atendido: os moradores e funcionários do edifício em que reside, no município de São Gonçalo, doravante são obrigados a tratá-lo como "doutor" ou "excelência". Suspeita-se que o tratamento clássico "meritíssimo" pode custar caro ao incauto que o usar.

Leão esfomeado - A senadora colombiana Ingrid Bettancourt, de 42 anos, era candidata à presidência quando foi seqüestrada junto com uma assessora pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), movimento que comanda há anos a guerrilha que opera no país. Apesar de vários apelos ao governo para que negociasse sua libertação e da repercussão internacional do caso (Ingrid também possui nacionalidade francesa), nada foi feito.
Quando chegou à residência da senadora uma carta do Ministério da Fazenda, foi saudada com alegria e esperança. Aberto o envelope, a decepção: a correspondência era enviada pelo "leão" colombiano, que intimava Ingrid a apresentar declarações de renda referentes aos exercícios de 2002 e 2003. A intimação virou piada nacional de humor negro, constrangendo o governo, que se apressou em pedir desculpas à família.

Sufoco - Passageiros de vôos da American Airlines entre São Paulo e Washington, DC foram surpreendidos, em novembro de 2004, com a proibição de esperar vaga de pé na fila do banheiro de bordo. O aperto foi grande para aqueles que viajavam em assentos mais distantes do banheiro; apesar disso, a uma pessoa que quis saber se poderia levar uma "comadre" na próxima vez, foi informado que tal equipamento e assemelhados estão vetados por motivo de segurança.

Desafio demográfico - A Austrália está às voltas com sério problema de controle da natalidade, que exigirá pesquisas no valor de mais de US$ 1 milhão. O alvo dos estudos é o canguru, cuja fertilidade começa a criar problemas ambientais. A meta é produzir um contraceptivo para ser introduzido sob a pele dos animais, destinado a impedir a gravidez das fêmeas durante dez anos. A população de cangurus selvagens já é estimada em 57 milhões de espécimes.

Requinte - A segurança do presidente Hugo Chávez, da Venezuela, roubou o espetáculo durante a 18ª Reunião de Cúpula do Grupo do Rio, realizada em novembro de 2004 num hotel de Copacabana. Além da tropa de agentes fortemente armados, ele se deu ao luxo de incluir no contingente dois enormes cães de guarda, que vestiam coletes à prova de balas, com as insígnias da Guarda Nacional. Um par de cérberos assustadores e precavidos...

Pescadores & potocas - A nobre classe dos pescadores carrega a fama de profundo amor às mentiras. Talvez por isso o ministro José Fritsch, que ocupa a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, tenha ficado com a pulga atrás da orelha ante o crescimento da quantidade de pessoas que recebem um seguro que beneficia durante até quatro meses os pescadores nos períodos em que a captura fica proibida. O número saltou de 117 mil, em 2003, para 168 mil, em 2004. Denúncias citavam entre os beneficiados gente que nada tinha a ver com a pesca, inclusive profissionais liberais e políticos. Vêm aí um recenseamento nos estados alvo de maiores denúncias e um novo sistema de informatização para descobrir quem é mais mentiroso.

Pelo sim, pelo não... - O Memorial do Carmo, moderno cemitério vertical encravado no complexo dos cemitérios do Caju, no Rio de Janeiro, recorre a uma publicidade subliminar para atrair a clientela, dizendo nos anúncios que é "o único com qualidade de vida".

 

Comentários

Assinaturas