Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Tempo de aprender

Professora Cristine Takuá ministra o curso
Professora Cristine Takuá ministra o curso "Saberes da Floresta", do MAM-SP. Foto: Karina Bacci

É comum fazermos planos a cada início de ano e, entre eles, muitas vezes está a meta de adquirir novos conhecimentos, aperfeiçoar os já existentes, iniciar um curso de desenvolvimento pessoal ou profissional. Para colocar esses objetivos em prática, selecionamos vários cursos livres de curta, média e longa duração que têm início neste mês – em formato online, presencial ou híbrido – na capital paulista. São opções de arte e ecologia no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo), de formação de escritores na Casa das Rosas, de cinema no MIS (Museu da Imagem e do Som), sobre o centenário do modernismo no Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc, além de uma oficina de preparação de áudio e gravação na plataforma EAD do Sesc Digital. Que 2022 seja de novos aprendizados!

 

Criança e natureza

O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) realizará no dia 3/2 o encontro virtual Saberes da Floresta (foto acima) com a educadora indígena, filósofa e artesã Cristine Takuá, que dá aulas em uma escola estadual da Terra Indígena Ribeirão Silveira, na divisa entre Bertioga e São Sebastião. Nessa atividade online, destinada a professores(as), educadores(as), estudantes e artistas, serão abordados conhecimentos sobre as múltiplas realidades dos povos originários no Brasil e como é a relação das crianças com a natureza nessas comunidades. Vagas limitadas. Inscrições e mais informações: mam.org.br.

 

 

O engenheiro de som e professor Renato Coppoli. Divulgação
 

 

Técnicas básicas de áudio e gravação

Disponível na plataforma de Educação a Distância (EAD) do Sesc Digital, esse curso gratuito é voltado para quem tem interesse em trabalhar com música, cinema ou mesmo podcasts e redes sociais. Ministradas pelo professor Renato Coppoli, as aulas são uma iniciação nesse universo, no qual o engenheiro de som, que já trabalhou com artistas e grupos como Mutantes, Titãs e Jorge Ben Jor, ensinará temas como gravação analógica versus digital, microfones, processadores de sinal, mixagem e masterização, entre outros tópicos. Ao longo de seis videoaulas (cada uma com 11 a 21 minutos), Coppoli também dá dicas, sugestões de bibliografia, além de contextualizar os assuntos com história. Os participantes ainda terão acesso a textos de apoio. Acesse: ead.sesc.digital.

 

 

Foto: Pixabay
 

 

Curso Livre de Preparação de Escritores

Para quem é apaixonado por literatura, pretende exercitar seu potencial criativo por meio da escrita ou até realizar o sonho de publicar um livro, a Casa das Rosas realiza a partir do dia 5 de março o Curso Livre de Preparação de Escritores (CLIPE) a autores iniciantes: nas versões Jovem (de 14 a 18 anos) e Adulto (acima de 18 anos). Para a categoria Jovem, o curso é semestral, com duração de quatro meses, e para a Adulto, anual, realizado ao longo de oito meses. Estão disponíveis 30 vagas aos adolescentes e 80 aos adultos, sendo divididas entre prosa (40) e poesia (40). Os interessados precisam enviar uma amostra de seus trabalhos com até cinco páginas. As inscrições vão até o dia 5 deste mês e os selecionados serão divulgados até 25/2. Saiba mais: http://www.casadasrosas.org.br.

 

 

Divulgação
 

 

Cem anos de modernismo

Para além da Semana de Arte Moderna de 1922, que completa cem anos entre os dias 13 e 17 deste mês, o modernismo ecoou na cena cultural do Nordeste ao longo do século 20. Para falar sobre esse movimento, o Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc realiza o ciclo de seis encontros Diversos 22: Modernismos nordestinos a partir de 9/2. Haverá, ainda, o curso online Diversos 22: Futebol e modernismos: repensando os 100 anos da Semana de Arte Moderna, com inscrições até o dia 13/2, e o presencial Diversos 22: Villa-Lobos, visto de longe: relato de várias traduções, com inscrições até 19/2. Para ver toda a agenda de fevereiro, acesse aqui.

 

Cena do filme O Garoto (1921), de Charles Chaplin. Divulgação
 

 

Cinema em foco

A partir de 1º de fevereiro, o Museu da Imagem e do Som (MIS) reúne várias opções de cursos nas áreas de artes visuais, música e audiovisual. Para os fãs da sétima arte, são cinco alternativas que vão de roteiro para iniciantes até história do cinema. Há cursos de menor duração que terminam ainda em fevereiro e outros com dois módulos que se estendem até março. As aulas serão realizadas em formato online ou presencial, dependendo de cada programa. Para o próximo mês, já estão previstas uma turma de roteiro e outra de direção focada em filmes de ficção. Confira: www.mis-sp.org.br/cursos.