Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Lazer na agenda

Professora de turismo Carolin Lusby, que vive em Miami (EUA). Foto: Konstantin Goldenberg
Professora de turismo Carolin Lusby, que vive em Miami (EUA). Foto: Konstantin Goldenberg

DEDICAR TEMPO, ENERGIA E DISCIPLINA À PRÁTICA DE ATIVIDADES
FÍSICAS, RECREATIVAS E OUTRAS AÇÕES NO TEMPO LIVRE
É ESSENCIAL PARA A SAÚDE E O BEM-ESTAR


“Trabalho é coisa séria”. Assim, fomos educados a assumir um compromisso com a atividade laboral. Cumprimos prazos e metas durante um determinado número de horas por dia e, muitas vezes, aos fins de semana ou fora do expediente. No entanto, este mesmo comprometimento e foco não são aplicados ao tempo livre: um momento essencial à saúde física, mental e social [leia matéria Rotina em movimento, publicada na Revista E nº 303, de janeiro de 2022]. Por isso, pesquisadores do Brasil e de fora vêm reforçando, principalmente nesses últimos dois anos de pandemia, a importância de uma prática sistemática de atividades de lazer. Vale caminhar no parque, andar de bicicleta, aprender a tocar um instrumento musical, dançar ou fortalecer vínculos sociais de maneira periódica. O conceito de serious leisure, ou “lazer sério”, criado pelo sociólogo canadense Robert Stebbins, é um dos objetos de estudo da pesquisadora brasileira Carolin Lusby, professora da faculdade de turismo na Florida International University, em Miami, nos Estados Unidos, que neste Depoimento fala sobre a importância de ampliarmos nossa compreensão do lazer e de seus benefícios individuais e coletivos.  

 

Psicologia positiva

Estudos na área da psicologia positiva nos mostram que nossa felicidade não depende só de nossa genética e das circunstâncias da vida de cada um, mas também de como a gente age e pensa no dia a dia. Analisando o papel das práticas de lazer e físicas, elas fazem parte do que determina nossa felicidade e nossa saúde mental/emocional. Por exemplo: pesquisas mostram que um dos aspectos mais importantes para nossa felicidade é se conectar com outras pessoas, ou seja, manter um círculo de amizades. Assim, as atividades físicas e de lazer nos permitem criar essas conexões com outros, seja em nossa cidade ou fora dela, e tornando a vida mais compartilhada e gerando benefícios à nossa saúde mental. A atividade física é um veículo para nos conectarmos com outras pessoas. Falando da saúde emocional, essas atividades também nos ajudam a ser mais saudáveis, melhorando a nossa qualidade de vida.

 

Outras ferramentas

Algumas das ferramentas para o bem-estar e emocional são: fazer coisas que são divertidas como dançar, rir, cantar e se conectar com outras pessoas; e deixar sair emoções negativas como raiva, ódio, vingança e medo. Entre atividades físicas que nos ajudam muito a fazer isso está o correr (e gritar, se precisar), liberando aquilo que estamos precisando colocar para fora. Quando participamos de atividades desafiadoras, nós não só ficamos no momento presente, mas também precisamos usar os nossos talentos e habilidades, o que nos permite ficar em um estado mental chamado flow, que faz muito bem para a nossa saúde emocional e mental, fazendo você aprimorar o que tem de melhor. Praticar todos os dias essas ações nos ajuda a nos conectarmos e ficarmos mais felizes. Além disso, fazer cinco minutos de meditação, escrever três coisas pelas quais você agradece na sua vida e fazer um ato altruístico para outra pessoa. Participar da vida compartilhada na cidade e fazer atividades físicas também é muito importante para a nossa qualidade de vida, nossa resiliência e felicidade. A conexão com a cidade faz bem para o nosso bem-estar e o bem-estar da cidade.

 

Criar vínculos

A vida compartilhada na cidade nos ajuda a combater o sentimento de solidão. Sem atividades compartilhadas, vemos quadros de depressão ou burnout. Estudos mostram que atualmente há mais pessoas morando sozinhas e se sentindo muito solitárias, e este é um sentimento negativo que influencia nossa saúde mental e física. Sentir-se parte de uma comunidade e participar de atividades em conjunto nos ajudam a lidar com esses sentimentos negativos de isolamento. Muitas pesquisas ainda mostram a importância da resiliência em tempos de pandemia e de muitas mudanças. A resiliência pode ser definida pela forma como reagimos ao estresse. Ela é a capacidade com que reagimos depois de uma situação adversa. A resiliência nos mostra a capacidade de se restaurar depois de uma crise. Ela é muito importante para a vida e nos ajuda a continuar mesmo com obstáculos. O exercício físico é ótimo para aumentar esse processo. O estado de bem-estar também promove mais resiliência ao nos permitir ver outras possibilidades à frente.


O LAZER LEVADO A SÉRIO FOMENTA
RELACIONAMENTOS POSITIVOS E A REALIZAÇÃO
DE HABILIDADES EM ATIVIDADES QUE PROMOVEM
UM PROPÓSITO E NOS FAZEM SENTIR BEM
 

Modelo PERMA

Na psicologia, fala-se de um modelo chamado “PERMA” criado por Martin Seligman (o fundador da psicologia positiva), que aponta esse modelo como ferramenta para o desenvolvimento da resiliência. O “PERMA” é uma abreviação das seguintes palavras na língua inglesa:

P – Positive emotions (emoções positivas): nós podemos gerar essas emoções fazendo coisas que nos trazem prazer, como participar de atividades físicas e de lazer. Quando nos sentimos melhor, pensamos no futuro com mais esperança, enxergamos mais oportunidades e nos sentimos mais confortáveis para tomar decisões.

E – Engagement (fazer algo que nos deixa tão presentes no momento que nos esquecemos do tempo passado ou futuro): esse estado se chama flow e há atividades físicas que são ótimas para estimulá-lo.

R – Relationships (relacionamentos que nos fazem sentir bem): conexões positivas com outras pessoas nos ajudam no sentimento de inclusão, acolhimento, compreensão. Relações que fazem bem para nosso bem-estar, assim como participar de atividades com outros.

M – Meaning (achar propósitos da vida): ter um propósito de vida ajuda você a se sentir mais satisfeito consigo. Pode ser pelo caminho da espiritualidade, realizar um trabalho voluntário ou participar de um grupo de trabalho voltado para algum objetivo em comum. Muita gente consegue achar esse propósito por meio de atividades de lazer, em práticas físicas em grupo, na igreja, num centro de lazer, entre outros espaços.

A – Accomplishments (realização de algo): participando de um jogo, aprendendo um novo esporte, conquistando algo no trabalho, ou mesmo aprendendo a cozinhar uma nova receita são exemplos de realizações que nos fazem sentir bem. As atividades físicas e de lazer nos ajudam a achar esse sentido de realização.

 

Práticas em dia

O conceito de serious leisure (lazer levado a sério) foi criado por Robert Stebbins e ele acontece quando nós estamos tão envolvidos e interessados em uma atividade de lazer que a participação nessa atividade é quase uma “profissão” no sentido que nós investimos energia e tempo na atividade. Como resultado, ganhamos novas habilidades. Stebbins chama isso de amador ou hobbyist, que seria uma pessoa que tem as mesmas competências e passa muito tempo nessa atividade sem ser pago para fazê-las. Pense em um ciclista: essa pessoa pedala todos os dias ou quase todos os dias, tem equipamentos especializados e tem um grupo de amigos que seguem a mesma atividade. Essa prática se torna um estilo de vida para esse ciclista. Ainda segundo Stebbins, o conceito de serious leisure traz inúmeros benefícios: estimula a criatividade, promove o sentimento de pertencimento de grupo, incentiva a auto expressão, cria sentidos para a vida e promove o sentimento de auto realização. Muitas pesquisas sobre esse conceito nos mostraram que o lazer levado a sério é importante para a nossa vida e nosso bem-estar. Por exemplo, o lazer levado a sério nos ajuda a viver o modelo “PERMA”, uma vez que este fomenta relacionamentos positivos e a realização de habilidades em atividades que promovem um propósito e nos fazem sentir bem.  

 

*Até 13 de fevereiro, o Sesc São Paulo realiza a 27ª edição do SESC VERÃO, que neste ano traz como mensagem central: Lazer levado a sério. Confira a programação com atividades online e presenciais: www.sescsp.org.br/sescverao