Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Danças singulares

Documentário
Documentário "Olhando para as estrelas" (Brasil, 2017), que será exibido em 11/2. Foto: Divulgação

SESCTV EXIBE QUATRO DOCUMENTÁRIOS QUE DESTACAM A
DIVERSIDADE DE CORPOS EM MOVIMENTO A PARTIR DESTE MÊS

 

A dança é protagonista da programação do SescTV em fevereiro. Neste mês, serão exibidos quatro documentários brasileiros dedicados a diferentes perspectivas sociais, históricas e culturais dessa linguagem artística. “Por meio dessa programação, propomos um olhar ampliado para corpos que dançam e expressam suas singularidades a partir de vivências pessoais e culturais diversas, de modo a evidenciar a presença cotidiana da dança enquanto experiência cultural comum”, destaca Moara Zahra Iak, programadora do SescTV.

No dia 4/2, o documentário Marambiré (2017) faz um recorte das manifestações da cultura popular no Norte do país e mostra festejos realizados anualmente na Comunidade Quilombo do Pacoval, no estado do Pará, em celebração a São Benedito. No dia 11/2, Olhando para as Estrelas (2017) conta a história de uma professora de balé clássico e de sua aluna com deficiência visual que ensaia na Associação Fernanda Bianchini, no bairro Vila Mariana, zona sul de São Paulo.

Outra estreia, dia 18/2, é o filme Na Dança! Doc (2019), que faz um registro de encontros e trocas entre artistas estrangeiros que chegaram à capital paulista nos recentes fluxos migratórios. Por fim, Danças Negras (2020), no dia 25/2, propõe um debate sobre a presença e a difusão da cultura afro-brasileira na contemporaneidade.

Além dessas estreias, o SescTV disponibilizará sob demanda mais de 70 títulos do acervo do canal. São espetáculos, reflexões e experiências para além dos palcos.

Confira horários e mais informações em: sesctv.org.br/.


 

Inabitáveis, curta-metragem de Anderson Bardot, é um dos destaques da programação. Divulgação
 

 

CINEMA NEGRO EM FOCO

Até o dia 9 de fevereiro, o Sesc São Paulo realiza a mostra OJU – Roda Sesc de Cinemas Negros, que busca destacar a produção de realizadores negros e negras do país e ampliar a divulgação e o acesso a diversas criações, formatos e pensamentos sobre as questões raciais. A programação reúne sessões presenciais no CineSesc e virtuais gratuitas na plataforma Sesc Digital, com apresentação de curtas, médias e longas-metragens nacionais, além de discussões, cursos e oficinas online. Confira a programação completa da mostra em: www.sescsp.org.br/cinemasnegros. E assista ao acervo digital sob demanda: www.sescsp.org.br/oju.

 

 

Capas dos livros. Divulgação

 

LEITURA EM DIA

Três lançamentos das Edições Sesc podem render boas horas de leitura no seu ano. Em Próximo Passo: Adolescência (2021), o coreógrafo e dançarino Ivaldo Bertazzo se concentra nessa fase de transição e descobertas tão importante para o desenvolvimento humano. A partir de uma linguagem didática, o livro tem recursos audiovisuais como ilustrações de exercícios e vídeos acessíveis por QR code. Já Oswaldo Corrêa Gonçalves: Arquiteto Cidadão (2021), organizado por Gino Caldatto Barbosa e Ruy Eduardo Debs Franco, costura vida e obra do personagem-título, que se notabilizou por projetos de residências, edificações esportivas, escolas e instituições como as primeiras unidades do Sesc e do Senac. Outra sugestão é Ligeiro Deslocamento do Real (2021), no qual Andréa Caruso Saturnino investiga as novas formas do fazer teatral. Saiba mais: www.sescsp.org.br/edicoes.

 

 

Denise de Paula e Nair Tereza de Paula David (Acadêmicos de Vila Gerty). Foto: Dalmir Ribeiro Lima


 

ABECEDÁRIO DO SAMBA

As unidades do Sesc Santo André e São Caetano lançam o projeto No ABC do Samba, uma websérie de quatro episódios (15 minutos cada) que apresenta a história do samba nessas duas cidades do ABC Paulista. Por meio de depoimentos de personagens representativos das escolas de samba locais, o documentário busca registrar a contribuição artística, cultural e social que as agremiações carnavalescas proporcionam para a manutenção da memória do gênero, fundamentando as relações das comunidades com a ancestralidade africana. O recorte é voltado para o protagonismo negro na construção e evolução das cidades e pretende que as novas gerações conheçam e se identifiquem com essas histórias. Mais informações: sesc.digital.


 

Obra de Aline Motta na exposição Estamos Aqui, instalada no Sesc Pinheiros

 

ESTAMOS AQUI

Em cartaz no Sesc Pinheiros até 24 de abril, a exposição Estamos Aqui reúne 40 trabalhos de artistas e coletivos da cena independente. Com curadoria de Thaís Rivitti e organização do Ateliê397, a mostra parte do desafio de reutilizar materiais de exposições anteriores realizadas pelo Sesc São Paulo. Questões urbanísticas, sociais e históricas dão a tônica dos trabalhos, como a obra Filha Natural, da artista Aline Motta (foto acima). Saiba mais: https://www.sescsp.org.br/unidades/pinheiros/.


 

A estrela do basquete Janeth Arcain. Foto: Instituto Janeth Arcain/Divulgação
 

 

SESC VERÃO

A programação do Sesc Verão deste mês conta com diversas atividades nas unidades do Sesc São Paulo. Em Bertioga, haverá vivência de surfe para as crianças no dia 1º/2. Já no Sesc Campinas, em 5/2, está programado um passeio de bicicleta com o guia e fotógrafo Walter Magalhães. Em Guarulhos, no dia 12/2, haverá um encontro com as estrelas do basquete feminino Janeth Arcain (foto) e Helen Luz. Entre os destaques na capital, está o bate-papo A Pluralidade do Lazer Levado a Sério no Futebol, com a vice-campeã mundial e olímpica de futebol Cristiane Rozeira, o escritor e produtor cultural Sérgio Vaz e o cantor e ator Paulo Miklos, no Sesc Campo Limpo, dia 5/2. Confira outros destaques da programação: www.sescsp.org.br/sescverao.