Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

A cidade que queremos

Reavaliar o que funciona e não funciona em nossas cidades faz parte do cotidiano da sociedade, e momentos de crise parecem instigar ainda mais a necessidade de reavaliação. Temos convivido com grandes problemas ambientais, a cada ano mais agravados por ações humanas. Fica a cada dia mais evidente, por exemplo, a necessidade de termos novas áreas verdes nos grandes centros urbanos, como praças e parques, assim como de segurança e da ampliação de circuitos de mobilidade, como ciclovias e calçadas.

Quais desafios a cidade enfrenta hoje e como podemos mudar esse cenário? Essa questão norteia a reportagem Rever a cidade desta edição da Revista E, que apresenta as adversidades e alternativas para se pensar uma cidade para todos.

Esta edição traz ainda três personagens da arte: em Entrevista, Roberto Menescal relembra discos marcantes da sua carreira; o Perfil retrata a pujança e o talento do poeta, compositor e diretor de teatro Jorge Salomão, que nos deixou em 2020; e o artista plástico goiano Siron Franco relata como suas obras semeiam a reflexão sobre a responsabilidade social em Encontros. A matéria Gráfica apresenta um panorama de produções de arte da Baixada Santista na exposição PORTOS – Processos Orientados Via Território e Ocupações Santistas, em cartaz no Sesc Santos. O legado da Semana de Arte Moderna de 1922 é foco de debate no centenário do evento, que é tema de reportagem desta edição. E na seção literária, poemas do antropólogo, historiador e compositor Antonio Risério.

 

Boa leitura!

 

Danilo Santos de Miranda
Diretor do Sesc São Paulo