Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Encontro de linguagens

Renato Teixeira, uma das atrações do Circuito Sesc de Artes 2021. Crédito: Luiz Tripolli
Renato Teixeira, uma das atrações do Circuito Sesc de Artes 2021. Crédito: Luiz Tripolli

CIRCUITO SESC DE ARTES 2021 LEVA PARA AS PLATAFORMAS

DIGITAIS A DIVERSIFICADA PRODUÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

Caravana de circulação e difusão de ideias e produções em diferentes linguagens artísticas realizada desde 2008, o Circuito Sesc de Artes 2021 ocupará outro palco: o virtual. Ao todo, mais de 250 ações artísticas, um ciclo de encontros para gestores culturais e ações formativas para professores da rede municipal de ensino locais irão compor o Circuito Sesc de Artes 2021 – Praças Digitais. Essa ação acontecerá em diálogo com 157 municípios paulistas, seus artistas, gestores e professores, e a abertura acontecerá no dia 1º de setembro com uma live da qual participarão o Diretor Regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, e o Secretário da Cultura do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão.

 

Miranda explica que “o Circuito Sesc de Artes 2021  Praças Digitais se baseia numa ampla articulação entre a instituição, empresas, as municipalidades e entidades empresariais”. Ele afirma, ainda, que “esta edição, virtual, integra e conecta diferentes públicos e protagonistas locais das 157 cidades paulistas que, junto à programação artística online, são contemplados por ações formativas no campo da gestão e da mediação cultural, além de ações solidárias do programa Mesa Brasil Sesc São Paulo”.

 

Neste ano, as atividades do Circuito Sesc de Artes se estendem até o dia 19 de setembro e se estruturam em eixos temáticos que abarcam teatro, dança, circo, música, cinema, artes visuais e tecnologias, turismo, patrimônio, literatura, casos e curiosidades, infâncias, fazeres coletivos, economia criativa, modos de gestão cultural, entre outros. A programação ainda contemplará uma ação prévia, Diálogos sobre Gestão Cultural, composta por quatro encontros voltados a reflexões sobre gestão pública da cultura, políticas culturais e tecnologias digitais. Este ciclo, coordenado pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (CPF), será realizado pela plataforma de videochamada Zoom, entre os dias 1º e 4/9, por meio de inscrição, e será voltado a gestores e profissionais que atuam nas esferas pública, privada e no terceiro setor na área cultural.

 

Acesse a programação completa e saiba mais em: https://circuito.sescsp.org.br/.

 

Crédito: Estúdio Rebimboca
 

PONTO DE PARTIDA

 

De 3 a 12 de setembro, o Sesc São Paulo realiza uma série de ações educativas que promovem o debate sobre saúde bucal e autocuidado para além de dentes, língua e saliva. Baseado no conceito de bucalidade, o Boca, pra que te quero? reúne em uma programação online pesquisadores, artistas e especialistas para refletir sobre as nossas relações, tendo a boca como ponto de partida. Entre os destaques: a conversa Experimentar o Mundo e Alimentar Afetos!, com a cantora Fabiana Cozza; o bate-papo Bucalidade e as Dimensões da Saúde Bucal, com o professor associado do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo Carlos Botazzo, e a cirurgiã-dentista Renata Mota; além do podcast A Boca que Tudo Come, uma dramaturgia sobre mitos de Exu realizada pelo Coletivo Quizumba. Confira as atividades: Boca, pra que te quero?.

 

 

Crédito: Reprodução
 

PARA SINTONIZAR

 

Transmitido pela Rádio Heliópolis, o projeto Sesc Ipiranga na Comunidade completou um ano em julho passado, levando ao ar temas como identidade de gênero, literatura feita por mulheres negras e indígenas, racismo estrutural, entre outros assuntos relevantes para as comunidades em situação de vulnerabilidade social. Acessado por mais de 220 mil pessoas desde seu lançamento, o programa semanal é resultado de uma parceria entre o Sesc e a rádio comunitária, com o objetivo de integrar diferentes projetos educativos e dar visibilidade a trabalhos desenvolvidos pelos moradores da região. O Sesc Ipiranga na Comunidade é transmitido às sextas-feiras, das 12h às 14h, no Programa Bairro Educador, pela frequência 87,5 MHz e pelo Facebook. Entre os temas dos próximos encontros estão: juventude na periferia, cuidar de quem cuida e violência de gênero. Acesse: facebook.com/sescipiranga e facebook.com/RadioComunitariaHeliopolis.

 

 

Crédito: Divulgação
 

MOVIMENTE-SE JÁ!

 

Entra em cena a 9ª edição da Semana Move na América Latina com o objetivo de inspirar as pessoas para a prática regular de atividades físico-esportivas e de lazer, ampliar o acesso às diversas modalidades e desenvolver ações em rede. Coordenado pelo Sesc São Paulo, o evento envolve uma diversificada programação de 18 a 26/9. Serão nove dias em que os “movedores” (cidades, organizações, empresas, escolas, clubes e pessoas) vão promover atividades para suas comunidades. Todos os países da América Latina estão convidados a participar, propondo atividades que incluam e motivem pessoas de todas as faixas etárias, e mediante as medidas e os protocolos de segurança e prevenção à Covid-19. Consolidada como um dos principais movimentos no combate ao sedentarismo, a semana é realizada desde 2015 na América Latina, com apoio da Isca – International Sports and Culture Association. Saiba mais em: www.sescsp.org.br/semanamove.

 

 

Crédito: Renato Parada
 

RECONHECIMENTO

 

O Sesc Pompeia foi eleito uma das 25 obras arquitetônicas mundiais mais significativas do pós-guerra pela T: The New York Times Style Magazine, publicação do jornal norte-americano The New York Times, em agosto de 2021. O prédio é projeto da arquiteta Lina Bo Bardi (leia Depoimento nesta edição), que também foi reconhecida com o Leão de Ouro na Bienal de Veneza, meses antes. 

 

 

Crédito: Divulgação

 

NOVA UNIDADE À VISTA

 

Começa neste mês o processo de construção da unidade permanente Sesc Parque Dom Pedro II (imagem do projeto de arquitetura), que foi, desde 2015, uma ocupação provisória no grande triângulo formado pelas avenidas do Estado e Mercúrio e pela Praça São Vito, região central da capital paulista. Por isso, até o final de 2021, a unidade segue com ações e atividades apenas em suas plataformas digitais. Acompanhe a programação e notícias na página do Facebook, perfis no Instagram e Twitter, e no canal do YouTube do Sesc Parque Dom Pedro II.

 

 

Crédito: Divulgação
 

CUIDADO EM PAUTA

 

Em sua 4ª edição, a ação Cuidar de Quem Cuida, que será realizada pelo Sesc São Paulo entre os meses de setembro de 2021 e março de 2022, traz como tema principal “Exercícios do Cuidar na Primeira Infância – Políticas Públicas”. Em discussão, iniciativas que podem garantir condições de vida saudável e qualidade no ato de cuidar para cuidadoras e cuidadores de bebês e crianças na primeira infância, abordando questões relativas às condições que podem favorecer e concretizar o exercício do ato de cuidar como assunto coletivo, principalmente diante de situações de intensas desigualdades sociais e econômicas. Na programação, apresentações, oficinas, bate-papos e outras atividades que se voltam para saberes e experiências de diferentes atores públicos e privados, diversos setores e instituições, movimentos sociais, meios de comunicação, entre outros. Saiba mais: sescsp.org.br/cuidardequemcuida.

 

 

Crédito: Divulgação
 

POVO BRASILEIRO

 

Estreia neste mês na programação do SescTV a série O Povo Brasileiro, uma recriação narrativa em linguagem televisiva da obra homônima do antropólogo, historiador e sociólogo Darcy Ribeiro (1922-1997), dirigida pela socióloga e cineasta Isa Grinspum Ferraz. Em cada episódio de 26 minutos, Darcy Ribeiro nos conduz pelos caminhos da nossa formação como povo e nação. Afinal, quem são os brasileiros? Que matrizes nos alimentaram? Que traços nos distinguem? Compostos por imagens captadas em todo o Brasil, material de arquivo raro, depoimentos de Antonio Candido, Luiz Melodia e Antonio Risério, entre outros, além da participação especial de Chico Buarque e Tom Zé, os dez capítulos da série discutem nossas origens, percursos históricos, problemas e perspectivas de futuro. Assista sob demanda em sesctv.org.br, a partir de 18/9, com exibição no canal em 23/9, às 22h30 (consulte a sua operadora).