Postado em
Dossiê
Investir na Segurança Alimentar foi o tema deste ano do Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro. O conceito envolve a criação de condições de acesso a alimentos básicos de qualidade, em quantidade suficiente e em tempo permanente para o desenvolvimento integral de todos os cidadãos. Reunindo mais de 150 países em ações de solidariedade no combate à fome e à desnutrição, o Dia Mundial da Alimentação vem lutar contra o desperdício através de ações planejadas quanto à produção, estocagem, distribuição e manipulação de alimentos, consciente de que assim não faltará comida a ninguém. Atento a essa questão, o Sesc de São Paulo desenvolve o Programa Mesa São Paulo - cozinha central e colheita urbana, que sinaliza uma alternativa de participação da sociedade civil frente ao problema da fome. O programa envolve empresas, instituições e voluntários que fazem a ligação entre aqueles que dispõem de alimentos excedentes e os que dele precisam, fechando uma rede alimentar na cidade de São Paulo.
São Paulo também traz a tradição brasileira
Revelando São Paulo - Festival de Cultura Paulista Tradicional foi a mostra realizada em outubro pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com o Sesc. Deixando de lado o mito que considera as tradições brasileiras como vindas especificamente do Norte e do Nordeste do País, o interior de São Paulo trouxe para a capital manifestações populares regionais como o reizado, a congada, a cavalhada e um encontro de barcos que reviveu nas águas da represa Billings as procissões fluviais que acontecem normalmente às margens do Rio Tiête. Aspectos da cultura paulista pouco conhecidos e difundidos foram revelados no Sesc Interlagos, que recebeu grupos vindos de diversas cidades para festejar tradições que remontam à época colonial aos grupos envolvidos.
Encontro de Cultura Brasileira 1997
Em novembro, o Sesc participa do Encontro de Cultura Brasileira 1997, promovido pelo Ministério da Cultura. Os temas discutidos envolvem questões como diversidade e integração cultural, políticas culturais, o papel da imigração na cultura brasileira, cinema, teatro, escultura e literatura no Brasil. O evento, dividido em palestras e espetáculos, conta com a presença de artistas, pesquisadores, produtores e autoridades do Brasil e do exterior. Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc de São Paulo, participa da mesa sobre Avaliação de Políticas Culturais, enquanto no Sesc Pompéia serão apresentados dois espetáculos do bailarino Ismael Ivo - Othello, baseado no clássico de Shakespeare, e Delirium of Childhood, além de um concerto de música colonial brasileira com a Orquestra Sinfônica de Campinas, sob a regência do maestro Benito Juarez.