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Gabriela Andrietta

RESUMO
Este trabalho busca demonstrar como o governo sul-coreano fortaleceu o seu cinema em um período de abertura econômica na década de 1990. Para reverter os efeitos negativos do neoliberalismo no cinema, o governo sul-coreano garantiu os recursos necessários para a adequação ao alto custo da implementação do cinema multiplex por meio de joint ventures que aliaram o capital doméstico ao capital estrangeiro. Para regular o mercado e garantir a exibição dos filmes sul-coreanos, o governo contou com uma política agressiva de cota de tela, que, além de garantir a exibição de filmes nacionais, garantiu que filmes independentes encontrassem espaço no mercado de exibição. Apesar de o investimento inicial ter sido na produção, essas empresas fizeram alianças estratégicas com o capital transnacional e passaram a investir também no mercado de exibição coreano, que é hoje um dos mais rentáveis do mundo em termo de arrecadação de bilheteria. Para enfrentar a crise econômica causada pela pandemia, o governo sul-coreano isentou os cinemas até novembro do pagamento da contribuição que incide sobre a bilheteria e financiou a desinfecção das salas. Mas essas medidas não têm sido suficientes para o reestabelecimento do setor.

Palavras-chave: Indústria Cultural. Políticas Culturais. Exibição Cinematográfica.

 

ABSTRACT
This paper aims to show how the Government of South Korea improved their cinema in a period of neoliberalism by providing needed resour- ces for implementing the multiplex system through joint ventures that attached domestic and foreign capital. The screen quotes also regulated the market and guaranteed the exhibition of national and independent films. Although the investments were initially directed to film production, this companies also invested in the exhibition sector, that became one of the most profitable in the world in terms of box office.

Keywords: Cultural Industry. Cultural Policies. Film Exhibition.

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