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Carlos Vogt
RESUMO
O artigo objetiva apresentar e discutir duas tendências formais na poesia brasileira, em especial a partir e por influência do movimento mo- dernista, no começo do século XX, cujo marco instaurador se dá com a Se- mana de Arte Moderna, em 1922, no Teatro Municipal de São Paulo.
O poema curto, breve, epigramático e o poema longo, discursivo cons- tituem as formas de expressão dessas duas tendências. Em torno dessa oposição, o artigo passa em revista alguns poetas modernos, Guilherme de Almeida e Cyro Armando Catta Preta, em particular, para fixar-se, enfim, na poesia do próprio autor, Carlos Vogt, na qual a tensão desse an- tagonismo permanece como definidora de seu ideário poético.
Palavras-chave: Poesia Moderna. Epigrama. Poema Discursivo. Hipertexto. Vanguardas.
ABSTRACT
The article aims to present and discuss two formal trends in Brazil- ian poetry, especially from and under the influence of the modernist move- ment, in the early twentieth century, whose landmark was given by the Modern Art Week, in 1922, at the Teatro Municipal de São Paulo.
The short, brief, epigrammatic poem and the long, discursive poem are the forms of expression of these two tendencies. Around this opposition, the article reviews some modern poets, Guilherme de Almeida and Cyro Ar- mando Catta Preta, in particular, to focus, finally, on the poetry of the au- thor himself, Carlos Vogt, in which the tension of this antagonism remains as defining his poetic ideal.
Keywords: Modern Poetry. Epigram. Discursive Poem. Hypertext. Vanguards.
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