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Emmanoel Ferreira

RESUMO
Neste artigo, tenciona-se lançar luz sobre os primórdios dos videogames no Brasil, discutindo como determinadas práticas conduzidas por pequenas e grandes empresas brasileiras na primeira metade da década de 1980 e que certamente seriam consideradas ilícitas por parte do mercado em geral, como as de clonagem e pirataria foram decisivas para que o Brasil entrasse no incipiente mercado mundial de videogames. Argumenta-se, ainda, que tais ações estão de certa forma afinadas com certo ethos do “ser brasileiro” que, diante de dificuldades, não hesita em buscar soluções alternativas e criativas para que seus propósitos sejam realizados; modo de ser e agir que se faz presente ainda nos dias de hoje no cenário nacional de desenvolvimento de games.

Palavras-chave: Videogames. Brasil. Clonagem. Pirataria. Atari.


ABSTRACT
This article intends to shed light on the early stages of video games in Brazil by discussing how specific actions were decisive for Brazil to enter the incipient global video game market. As those of cloning and piracy, such actions were carried out by small and large Brazilian companies in the first half of the 1980s and would undoubtedly be considered illegal by today’s general market rules. It is also argued that such actions are in some way in tune with a particular “Brazilian ethos”: an individual who, when facing any difficulty, do not hesitate to seek alternative and creative solutions to achieve their purposes. An ethos that is still present in today’s national game development scenario.

Keywords: Video Games. Brazil. Cloning. Piracy. Atari.

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