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Isabela Maia

RESUMO
O artigo reflete sobre os nexos entre os documentos que sintetizam o planejamento de ações educativas em museus e seu entendimento pelos próprios educadores, objetivando diminuir distâncias entre essas dimensões do trabalho. Partindo da experiência de um museu, levantaremos hipóteses sobre o desenvolvimento profissional dos educadores na medida de sua aproximação com a esfera da gestão. Por meio de análise documental e entrevistas, retomaremos a constituição do Plano Educativo deste núcleo, situando-o em relação a outros documentos, como o plano museológico da instituição e a Política Nacional de Educação Museal. Apontaremos as possibilidades e dificuldades de criar condições de participação dos educadores nas ações de gestão, destacando os planos como ferramenta de coesão e apoio dos processos de planejamento participativo, e encarando-os como meios para qualificar a comunicação interna e fomentar ambientes de trabalho mais autônomos, em alternativa à precarização.

Palavras-chave: Educação em Museus. Planejamento Participativo. Plano Educativo.

ABSTRACT
This article reflects on the nexus between the documents that syn- thesize the planning of educational activities in museums and how the educators themselves see them, aiming at reducing the distance between those work dimensions. Analyzing one museum’s experience, we will hy- pothesize about the educators’ professional development in relation to their proximity to the management sphere. Through document analy- sis and interviews, the text will trace the constitution of this nucleus’ Educational Plan, positioning it in relation to other documents, such as the institution’s museological plan and the National Policy for Mu- seum Education. We will indicate possibilities and difficulties to cre- ate conditions for the participation of educators in management actions, highlighting the plans as tools that provide cohesion and support for participatory planning, as well as perceiving them as means to quali- fy internal communication and foster more autonomous work environ- ments, as an alternative to precariousness.

Keywords: Museum Education. Participatory Planning. Educational Plan.

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