Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Semana Mundial do Brincar: 10 dicas pra exercitar a imaginação e a diversão em casa

“Brincar entre o céu e a terra”: imagina só as possibilidades in-fi-ni-tas de criação e diversão que cabem nesse espaço. Em meio à pandemia, a Semana Mundial do Brincar de 2020, de 23 a 31 de maio, traz esse tema para estimular a imaginação e a brincadeira – fundamentais para o desenvolvimento integral da criança. 

Neste ano, em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 30 anos, lembramos que, além dos direitos fundamentais à vida e à saúde, o ECA também reconhece a importância de brincar, praticar esportes e divertir-se como aspectos essenciais do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade de crianças e adolescentes. 

Mas e agora? Como você pode contribuir para que o direito ao brincar das crianças seja respeitado, mesmo durante a quarentena? Não precisa de muito: basta um pouco de imaginação! Reunimos abaixo alguns exemplos de brincadeiras compartilhadas pelos educadores do Sesc que todo mundo pode fazer em casa: 

1 – Cesto dos tesouros
Que tal montar uma brincadeira com tesouros que já existem em casa?Cesto dos Tesouros é uma proposta que estimula a autonomia e os sentidos de bebês por meio do contato, exploração e investigação de diferentes objetos com texturas, temperaturas, cores, pesos e cheiros diferentes.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Sesc São Caetano (@sescsaocaetano) em


2 – Encontrando as formas
Cada coisa tem um jeito, uma forma, uma textura. Vamos brincar de descobrir quais são elas?  Essa brincadeira tem só três passos: escolha um objeto, coloque-o em uma folha, desenhe e convide os pequenos a descobrirem o que é!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Sesc Ribeirão Preto (@sescribeiraopreto) em


3 – Desenhando bichos com as mãos
Além das inúmeras funções das nossas mãos no dia a dia, sabia que quando colocadas sobre uma folha de papel elas abrem um mundo de possibilidades no desenho? Vem ver: 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Sesc Birigui (@sescbirigui) em

 

4 – Faça sua massinha
Com ingredientes simples da despensa dá pra fazer uma massinha caseira a várias mãos! E melhor é que nesse processo, fazer o brinquedo é tão divertido quanto a brincadeira!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Sesc São Paulo (@sescsp) em

 

5 – Jogos de rebater
Já pensou em jogar boliche, hóquei ou pinball dentro de casa? A gente te mostra como!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por EsporteSescSP (@esportesescsp) em

 

6 – Teatro de Meias
Pra montar esse teatrinho, você só precisa de algumas meias (podem utilizar meias velhas e de cores variadas), botões, tampinhas, linha, agulha, entre outros objetos de decoração que você tenha na sua casa.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Sesc Interlagos (@sescinterlagos) em

 

7 – Cama de gato
Essa brincadeira desafia o corpo todo! Ela pode ser montada em um corredor ou entre cadeiras: basta entrelaçar um fio comprido, passando-o de um lado para outro formando uma trama!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Sesc Interlagos (@sescinterlagos) em

 

8 – Jogos e brincadeiras de estafetas
Brincar de correr dentro de casa? Sim, é possível – e de forma organizada e super divertida! Conheça alguns jogos e brincadeiras que convidam a criança a se deslocar de várias formas, equilibrar, saltar, desviar e compreender as diversas possibilidades da mesma brincadeira!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por EsporteSescSP (@esportesescsp) em


9 – Faça sua boneca Abayomi
“Encontro precioso”. Esse é um dos significados da palavra iorubá “Abayomi”. Neste vídeo, as irmãs Ana e Amanda, do Coletivo Dudu Badé (@dudu_bade ), nos contam um pouco da história e ensinam a fazer essa bonequinha de pano, que é um símbolo de resistência e de possibilidades.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Sesc São Paulo (@sescsp) em

 

10 – Brincadeiras com palmas
Elas atravessaram gerações e foram ganhando novas danças e músicas. Dá pra ensinar às crianças aquela que está nas suas memórias de infância e ainda aprender com os pequenos as novas versões!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Sesc Vila Mariana (@sescvilamariana) em