Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Autocuidado com o escalda pés

Fotos: Mário Morgado Madeira Júnior
Fotos: Mário Morgado Madeira Júnior

Por Débora Marques*


Mais antigo do que você imagina, o bom e velho escalda pés traz inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. Sem falar que colocar os pés de molho na água morna é uma delícia e traz uma grande sensação de relaxamento.

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, baseada na Teoria do Yin (frio) e Yang (quente), o escalda pés auxilia na distribuição das energias como forma de manter o equilíbrio fisiológico do nosso corpo. Quando estamos estressados, cansados, irritados, resfriados ou gripados, segundo a Teoria, isso significa que o nosso corpo não está equilibrado e então precisamos reencontrar esse equilíbrio e expulsar o fator patogênico (causador dos desequilíbrios) que está desalinhando a nossa energia vital (Qi).

Em nossos pés temos muitas terminações nervosas que estão associadas a diversos órgãos do corpo e é aí que o escalda pés pode ajudar, pois o aquecimento destes pontos restabelece o equilíbrio energético do organismo de forma imediata, mantendo ou aumentando sua imunidade corpórea.

Nesses tempos em casa podemos nos beneficiar desta prática como mais uma alternativa para nos reinventarmos e termos estes autocuidados com o nosso corpo por completo.


Como fazer?

O escalda pés pode ser feito a qualquer momento do dia utilizando uma bacia com água aquecida entre 36 e 40 graus e óleos essenciais ou ervas relaxantes, como camomila, erva cidreira, lavanda, arnica (ajuda nas dores após a prática da atividade física), capim santo, melissa ou boldo. Caso não tenha estas opções em casa pode utilizar o sal grosso.

Para um melhor aproveitamento dos efeitos desta prática mergulhe os pés até as tíbias, nossos ossos longos localizados entre os pés e os joelhos também conhecidos como canelas. O tempo de duração deve ser entre 10 a 20 minutos, no máximo.


Conheça agora o passo a passo


Passo1

Escolha um lugar confortável e crie um ambiente acolhedor, que pode ter música, baixa luminosidade, incensos. O que for bom para você!


Passo 2

Ferva a água e separe óleos ou ervas para o preparo (escolha a combinação de 3 a 7 gotas dos óleos essenciais com um punhado de cada erva ou sal grosso).


Passo 3


 

Coloque a água e o conteúdo de sua escolha em uma bacia. Se quiser, pode acrescentar pedrinhas ou bolinhas de gude para ajudar com a automassagem nos pés.


Passo 4


 

Verifique a temperatura da água (o ideal é que esteja entre 36 e 40ºC ou uma temperatura confortável para você) e coloque os pés na bacia.

 

Passo 5


 

Aproveite e aprecie seu momento. Se desejar, aproveite este momento para meditar e mentalizar coisas boas.


Recapitulando os passos:


Um ótimo ritual!

 

*Meu nome é Débora Marques, educadora em atividades físico-esportivas do Sesc Consolação, com formação em Fitoterapia, Auriculoterapia e estudante de Acupuntura pela Faculdade de Medicina Chinesa Ebramec.