Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Stop Motion Passo a Passo

Que tal aproveitar seu tempo em casa pra fazer um filme stop motion, animando um objeto da sua casa?

A educadora do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc São Caetano, Betina de Tella,  ensina um jeito fácil de brincar de stop motion. Você só precisa de bastante tempo e paciência, atividade ideal pra quarentena, não?

Stop motion é uma animação quadro a quadro em que a sequência de quadros estáticos dá uma ilusão de movimento. Grandes filmes como Shaun, a Ovelha e A Fuga das Galinhas foram feitos usando essa técnica. 

Para ter uma ideia, em um filme normal, cada segundo tem 24 quadros ou fotos. Já uma animação pode ter um pouco menos, cerca de 15 fotos para formar um segundo. Mas calma, se você fizer uma animação que tenha cerca de 3 a 5 fotos por segundo, já fica bem legal, como essa:

Ficou com vontade de experimentar? Aqui vão algumas dicas:

1 - Escolha um objeto que você queira animar
2 - Baixe o app Stop Motion Studio (gratuito) - Android / IOS
3 - Monte um suporte para garantir que seu celular fique estático
4 - Abra o app e comece a tirar fotos. Se você tiver fones de ouvido, melhor ainda, use o botão de volume pra disparar a câmera, garantindo que seu seu celular fique mesmo imóvel. Para cada pequeno movimento, tire uma foto. Tire o máximo de fotos que conseguir. 
5 - Quando terminar, selecione seu vídeo, clique em "compartilhar", depois em "exportar" e "salvar", ele vai aparecer na galeria de vídeos do seu celular. 

Gostou? Se você experimentar, conta pra gente usando a hashtag #EmCasaComSesc e marcando as redes do Sesc no Facebook, Instagram ou Twitter.