Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da programação

Ilustração: Veridiana Scarpelli
Ilustração: Veridiana Scarpelli

Viajar para conhecer

PROJETO OBA! FÉRIAS! CONVIDA AS CRIANÇAS A DESCOBRIR NOVOS LUGARES E A SER TURISTAS NA PRÓPRIA CIDADE

Para embarcar nestas férias, não é preciso passaporte. O projeto Oba! Férias! convida crianças de até 12 anos a visitar, ou até mesmo descobrir, novos espaços em São Paulo. Ao longo do mês de janeiro, 25 unidades do Sesc da capital, litoral e interior realizarão ações com diferentes temas. Agroecologia, literatura, teatro, cultura popular, astronomia e esportes, entre outros assuntos, estarão presentes nos roteiros da programação. Afinal, o que uma viagem pode proporcionar a uma criança? E um passeio pela cidade onde ela vive, pode ser uma experiência repleta de descobertas e novidades? A partir dessas reflexões, esse projeto leva o público infantil a novos cenários, promovendo conhecimento e uma maior participação da garotada em atividades turísticas realizadas pelo Sesc em São Paulo. Realizado desde 2017, Oba! Férias! ainda proporciona a convivência entre crianças e seus familiares durante o período das férias escolares. "O Turismo Social do Sesc parte do pressuposto de que as atividades turísticas têm um grande potencial educativo. E, com o projeto Oba! Férias!, pretendemos propiciar às crianças a oportunidade de vivenciarem, como protagonistas, experiências de turismo por meio de passeios dentro de sua própria cidade ou de viagens para lugares ainda não conhecidos”, explica Carolina Paes de Andrade, assistente do Núcleo de Turismo Social do Sesc São Paulo. Antes de embarcar na programação, confira as atividades e escolha o tema que mais lhe interessa para fazer sua inscrição. Mais informações no portal do Sesc São Paulo.

 

FLORESTA + SAÚDE

Você sabia que frutas da nossa Mata Atlântica, a exemplo do cambuci, têm altos valores nutricionais e antioxidantes? Os benefícios destes e de outros alimentos é um dos temas abordados na oficina A Saúde que Vem das Nossas Florestas pela chef e educadora alimentar Leila D, dia 29/1, no Sesc Consolação. Nesta atividade, os participantes também vão aprender receitas com novos ingredientes que poderão ser incluídos no cardápio. Há 17 anos, a especialista pesquisa e desenvolve sua própria linguagem na gastronomia, além de realizar, desde 2010, o Festival Da Terra ao Prato, que busca fomentar a agricultura orgânica.

Foto: Webysther

 

“EM PRETOPERITAMAR, ALÉM DE APRESENTAR UM ARTISTA CONTEMPORÂNEO PARA AS NOVAS GERAÇÕES, O ESPETÁCULO TAMBÉM BUSCA DESLOCAR PONTOS DE VISTA SOBRE OS RÓTULOS QUE ITAMAR RECEBEU NO PASSADO.” LEANDRO NUNES, no jornal O Estado de S.Paulo, sobre o espetáculo Pretoperitamar – O Caminho Que Vai Dar Aqui, em cartaz no Sesc Pompeia até 19/1.

Foto: Carol Mendonça

 

LESTE É O CENTRO

Durante os meses de janeiro e fevereiro, o Sesc Itaquera promove uma série de ações focadas na cultura das regiões periféricas da cidade. Um cenário rico e peculiar por suas propostas estéticas. Com o nome A Zona Leste é o Centro, a sétima edição desse projeto abrange uma programação de espetáculos, intervenções, oficinas e bate-papos que enfatizam a diversidade da produção artística da Zona Leste. Entre os destaques, está o lançamento do álbum Mundo Manicongo - Dramas, Danças e Afroreps, de Rincon Sapiência (foto), no dia 25/1.

MUNDOS IMAGINÁRIOS

Narrativa fantástica, realismo mágico ou maravilhoso e neofantástico. Todas essas nomenclaturas são para retratar, na literatura, a manifestação de fenômenos insólitos. No entanto, cada uma delas guarda particularidades. Para mergulhar nesse assunto, durante os meses de janeiro e fevereiro, o Centro de Pesquisa e Formação Sesc São Paulo realiza cursos, palestras e debates que compõem a programação de Universo Fantástico. Na programação, de 8 a 29/1, a escritora Suzana Ventura, doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), realiza o curso Na Companhia de Bela: Contos de Fadas por Autoras Esquecidas.

 

O que move as palavras? Em Experimentos com Tempo e Sombras, instalação do artista indiano Daku na entrada do Sesc Santo André, a sombra projetada de um texto se desloca pelo chão conforme a posição do Sol. Registros de outras intervenções do artista pelo mundo ocupam a galeria da unidade até o dia 1º de março. 

EMBARQUE NA SÉTIMA ARTE

Em janeiro, o Sesc Vila Mariana convida o público a embarcar em novas viagens sem sair do lugar. Durante o mês, o Clube do Filme – Viajar na Sala de Cinema vai exibir produções cinematográficas estrangeiras e nacionais com a proposta de visitar países retratados pela sétima arte. No dia 8/1, em Stromboli (1950), de Roberto Rossellini, os espectadores irão viajar para uma ilha do Mediterrâneo na Itália, após o fim da 2ª Guerra Mundial. Enquanto no dia 15/1, está marcado um roteiro pela América do Sul, sob a ótica de Walter Salles, em Diários de Motocicleta (2004).

Diários de motocicleta | Divulgação

 

PARA OUVIR ANCESTRAIS

No Sesc 24 de Maio, dias 23 e 24 de janeiro, o cantor, ogã e percussionista Sapopemba apresenta o novo álbum “Gbó” (ouça em yorubá) pelo Selo Sesc. Em 12 faixas, o disco joga luz sobre o cancioneiro popular afro brasileiro. O repertório é composto por canções próprias, cantos tradicionais para os orixás e músicas de Dorival Caymmi. Neste show de lançamento, Sapopemba será acompanhado por um sexteto, um coro de três vozes, além de artistas convidados - Benjamin Taubkin, Patricia Bastos e Grupo Bongar.

Foto: José de Holanda

 

revistae | instagram