Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Museu de Transportes

Desde o primeiro bonde de tração, em 1872, até o único “Fofão” (ônibus de dois andares), remanescente das décadas de 1980 e 1990, o transporte coletivo de São Paulo tem muitas histórias para contar. Capítulos que se encontram preservados no Museu dos Transportes, inaugurado há 34 anos e administrado pela SPTrans. No acervo: sete veículos e aproximadamente 1.500 fotos e 1.500 livros, além de móveis, objetos e documentos. Um espaço onde as portas estão abertas para a curiosidade. Afinal, como era o transporte público desta cidade que hoje desloca seis milhões de passageiros por dia?
 


Foto: Leila Fugii.

De 1872 a 1903 – O Bonde de Tração Animal foi o primeiro a chegar ao Brasil e também o primeiro que circulou em São Paulo. O veículo não tinha portas e permitia até 20 passageiros (todos sentados). O motorneiro comandava o movimento dos dois burros que moviam o veículo.

 


Foto: Leila Fugii.

De 1927 a 1968 – Pelas ruas da cidade circulou o primeiro bonde fechado: o “Camarão”. Ele proporcionava mais conforto e segurança aos passageiros do que o bonde aberto.
 


Foto: Leila Fugii.

1930 – O Bonde de areia circulava pelas ruas da cidade para espalhar areia nos trilhos a fim de evitar derrapagens dos veículos que carregavam passageiros.

 


Foto: Leila Fugii.

Décadas de 1940 a 1960 – O Trólebus ACF Brill fez parte da frota da cidade. A primeira linha começou a operar em abril de 1949, ligando a Praça João Mendes à Praça General Polidoro, na Aclimação. A última aquisição de trólebus foi em 1972.

 


Foto: Leila Fugii.

De 1987 a 1993 – A exemplo de Londres (Inglaterra), a capital paulista também teve um ônibus de dois andares, apelidado de “Fofão”. Rodaram pela cidade pelo menos 37. No entanto, por causa da altura, esses veículos se enganchavam nos fios e cabos elétricos e tiveram que ser retirados de circulação.

Fonte: www.sptrans.com.br/museu-dos-transportes
 

Serviço

Museu dos Transportes

Local: Av. Cruzeiro do Sul, 780 – Canindé (próximo à estação de metrô Armênia)

Horário: Terça a domingo, das 9h às 17h

Informações: (11) 3315-8884

Entrada gratuita

 

revistae | instagram