Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Xavier das Conchas

Francisco dos Santos Xavier (1739-1814), conhecido pela alcunha de Xavier das Conchas, é um importante nome da arte barroca brasileira. De origem controversa – historiadores questionam se ele nasceu no Rio de Janeiro ou em Santa Catarina –, sua obra não teve a mesma divulgação que a de outros contemporâneos, como Antônio Francisco Lisboa, imortalizado como Aleijadinho. Mesmo assim, Xavier conseguiu imprimir um estilo marcado por elementos do mar em figuras sacras.

No acervo do Museu do Oratório, em Ouro Preto (MG), há quatro peças atribuídas ao artista. São esculturas religiosas com traços delicados, bem coloridos, ornadas por guirlandas de flores. No entanto, são as conchas e escamas de peixe que sobressaem nas esculturas, características que abarcam o mesmo hábitat marinho da definição do termo barroco na língua portuguesa: pérola de formato anômalo.

Março 2018 (Almanaque Paulistano_Revista E)

 

Do fundo do mar

Xavier também teve importante papel no projeto artístico do Passeio Público do Rio de Janeiro. Primeiro jardim aberto do país, o passeio foi concebido pelo Mestre Valentim (1745-1813), um dos maiores artistas do período colonial brasileiro. Foi ele quem convidou Xavier das Conchas para criar algumas peças para os pavilhões quadrangulares que funcionaram como mirantes do passeio. Num deles, obras com peles e escamas de peixes brasileiros reforçam a veia do artista.

Neste mês, a exposição Barroco Ardente e Sincrético – Luso-Afro-Brasileiro, no Museu Afro Brasil, encurta a distância entre esse artista e o público. Obras que comprovam, segundo texto de 1862 do escritor Joaquim Manuel de Macedo (autor de A Moreninha, entre outros clássicos da literatura brasileira), a singularidade do trabalho de Xavier das Conchas.


Um talento que trouxe à superfície figuras imersas numa Atlântida brasileira.
Fontes: www.passeiopublico.com e http://museudooratorio.org.br

SERVIÇO

Barroco Ardente e Sincrético –Luso-Afro-Brasileiro
Local: Museu Afro Brasil, Parque Ibirapuera,
Portão 3, São Paulo – SP
Horário: De terça a domingo,
das 10h às 17h (até o dia 4 deste mês)
Informações: (11) 3320-8900
Ingressos: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia); gratuito aos sábados

 

@sescrevistae | facebook, twitter, instagram