Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

Índice do Dossiê


• Futuro em Construção

• Resistência é arte

• Palhaças com orgulho

• Somos todas degeneradas

• Visages, Village

• Longevidade em acordes

• Novidades na prateleira

 

 

 

 

FUTURO EM CONSTRUÇÃO

Seminário Internacional Arte, Palavra e Leitura na 1ª Infância promove discussões
acerca da importância da educação, daccultura e dA arte para essa faixa etária

Foto: Divulgação


Período que compreende do nascimento aos primeiros seis anos de vida das crianças, a primeira infância é composta de processos de desenvolvimento importantes para o futuro desses pequenos cidadãos. Dessa forma, tanto a arte quanto a palavra e, consequentemente, a leitura caracterizam-se
como elementos significativos para o desenvolvimento dessas crianças na realidade em que vivem. Para refletir sobre esses temas e discutir sobre o lugar da cultura nessa etapa da existência do ser humano, ocorre o Seminário Internacional Arte, Palavra e Leitura na 1ª Infância, de 13 a 15 de março, no Sesc Pinheiros. A iniciativa é do Instituto Emília e da Comunidade Educativa CEDAC, realizada em parceria com o Sesc São Paulo e a Fundação Itaú Social, com apoio do Instituto C&A e da Associação Cultural Espanhola (ACE).
Visando o intercâmbio de reflexões e práticas sobre o tema, mesas de debate e oficinas irão discutir políticas públicas, dilemas e desafios dos profissionais que atuam nessa área diretamente com a primeira infância. Também haverá uma apresentação do panorama teórico e prático contemporâneo sobre a arte, a palavra e a leitura voltadas para crianças nessa faixa etária.
“Ao realizar um seminário sobre arte, palavra e leitura na primeira infância, o Sesc contribui para uma reflexão significativa em relação à questão, sobretudo no que tange às ações voltadas à educação não formal, promovidas por meio da cultura, da arte e do lazer”, explica André Augusto Dias, assistente da Gerência de Ação Cultural do Sesc São Paulo.
Entre os participantes do seminário, a escritora Marina Colasanti, que ganhou o prêmio Jabuti de melhor livro infantil em 2014 por Breve História de um Pequeno Amor (Editora FTD), participará do debate Embaixo da Pele do Lobo – Por Que Ler os Clássicos? no dia 13 de março. Junto a ela estarão a professora e terapeuta espanhola Eva Martinez Pardo e a historiadora e escritora Sara Bertrand, professora na Universidade Católica do Chile. As inscrições são gratuitas para participação das mesas e pagas para as oficinas.


Confira a programação no Em Cartaz.

“Ao realizar um seminário sobre arte, palavra e leitura na primeira infância, o Sesc contribui para uma reflexão significativa em relação à questão, sobretudo no que tange às ações voltadas à educação não formal, promovidas por meio da cultura, da arte e do lazer.”


André Augusto Dias, assistente da
Gerência de Ação Cultural do Sesc São Paulo

 

 

RESISTÊNCIA E ARTE

Foto: Sheila Signário

O Sesc Ipiranga dá sequência ao projeto Fricções neste mês, jogando luz sobre temas de relevância social e artística. Na programação, espetáculos, debates e oficinas de cunho artístico e socioeducativo. Atividades que partem da dança para promover um encontro com outras linguagens, como teatro e cinema. Ao longo do ano, o projeto abordará temas como negritudes, gênero, direitos humanos e ativação de redes. Nos dias 1º e 3, a Cia. Sansacroma realiza a oficina Plataforma Rebanho, sobre “a dança da indignação”.

Confira a programação no Em Cartaz.

 

 

 

PALHAÇAS COM ORGULHO

Foto: Thiago Sabino

Neste mês, o SescTV estreia a série documental Palhaças do Mundo. Dirigido por Manuela Castelo Branco, o programa composto de 12 episódios, de curta duração, revela a poesia, os percalços e os bastidores da palhaçaria feminina em diversas partes do globo. São histórias como a da atriz argentina Lila Moti, que se apresenta como a personagem Una, sobrevivente de uma série de catástrofes. Ou a atriz brasileira Andréa Macera e o universo feminino e particular da palhaça Mafalda. As histórias serão contadas em episódios exibidos nos dias 29 e 30. O SescTV está disponível na OiTV e também na internet: sesctv.org.br/aovivo.

 

 

SOMOS TODAS DEGENERADAS

Foto: Miguel de Castro

Como os direitos das mulheres são discutidos na recente produção cultural? Essa e outras questões são levantadas pelo projeto De | Generadas, no Sesc Santana, ao longo do mês de março. Entre as atividades estão debates, vivências, shows, espetáculos e filmes, além de outras ações que colocam o movimento feminista em foco. No dia 15 haverá um debate sobre a carreira da diretora e atriz Helena Ignez, com a própria cineasta acompanhada pela diretora Marina Person. Destaque também para a videoinstalação Precisamos Falar de Assédio, de Paula Sacchetta, exibida diariamente na unidade.

Confira a programação no Em Cartaz.

 

 

VISAGE, VILLAGES

Foto: Divulgação

A arte está em quem vê e ouve personagens extraordinários do cotidiano, ou pelo menos é assim
que pensam a cineasta Agnès Varda e o artista plástico JR no premiado e poético documentário Visages, Villages,
que está em cartaz no CineSesc.

 

LONGEVIDADE EM ACORDES

Foto: Divulgação

Nos dias 10 e 11 de março, Fernando Melo e Luiz Bueno celebram quatro décadas de trilhas e sons do Duofel, no Sesc 24 de Maio. Autodidatas, os artistas que formam o dueto de destaque pela longevidade e criatividade na cena musical brasileira já somam mais de 150 composições editadas, sete trilhas sonoras, 13 álbuns e três DVDs. Neste show, Melo e Bueno mostram as influências que marcaram o duo, como as “lições” do mestre multi-instrumentista Hermeto Pascoal e as experimentações sonoras de encontros com a cantora Tetê Espíndola e com o percussionista indiano Badal Roy.

 


NOVIDADES NA PRATELEIRA

Uma reflexão sobre o tempo e outra sobre o amor norteiam dois lançamentos das Edições Sesc São Paulo. Em Meu Alfabeto, a psicanalista e escritora Julia Kristeva questiona o sentido do tempo e da liberdade, apresentando análises a respeito de temas contemporâneos, como o humanismo no século 21. Já em Não Existe Amor Perfeito, o filósofo francês Francis Wolff procura definir o mais contraditório e universal dos sentimentos, em toda a inquietude e imperfeição que lhe emprestam contornos. O autor estará no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, no dia 1º de março, para o lançamento do livro.

 

Voltar para índice