Saúde

As realizações em saúde compreendem a oferta de serviços, cuidados terapêuticos e demais ações que procuram estimular a adoção de estilos de vida saudáveis, fundamentadas no conceito de promoção da saúde, tendo como objetivo provocar uma reflexão acerca dos fatores de risco para doenças, para além da visão biológica, entendendo os sujeitos em sua integralidade, e respeitando o contexto social onde estão inseridos.

As ações são direcionadas para os fatores determinantes da saúde, buscando possibilitar o acesso à alimentação, à saúde bucal, às práticas de atividades físicas e orientações. A construção dos cenários de atuação, realizada a partir de levantamentos de dados diagnósticos, produz-se em consonância com as recomendações de estudos validados pela comunidade científica e com a escuta qualificada para as demandas dos públicos, contribuindo para o desenvolvimento social da comunidade que se beneficia com as ações da instituição.

A promoção da saúde encontra na educação um valor essencial, através do qual são pautadas propostas pedagógicas emancipadoras com vistas à cidadania, à autonomia e ao estímulo ao protagonismo, a partir do diálogo entre saberes técnicos e populares, e permitindo a ampliação do repertório para o desenvolvimento com saúde.

Alinhada à proposta, a infraestrutura disponível nas unidades operacionais possibilita o convívio entre as pessoas, a troca de experiências e o acolhimento, essenciais para a integração dos indivíduos e o estabelecimento das relações sociais.