Alimentação

Com a premissa de estimular a adoção de práticas alimentares saudáveis, individuais e coletivas, a partir da ampliação da autonomia nas escolhas alimentares, são realizadas ações educativas e oferecidas refeições equilibradas, com preços subsidiados e acessíveis nos restaurantes, além de produtos diversificados nas cafeterias, cafés de teatro e lanchonetes. Em todos os serviços, reforçam-se as ações voltadas à qualidade e à segurança dos alimentos.

Chamados de Comedorias, os espaços de alimentação são planejados para favorecer a comensalidade entre os frequentadores, considerando-se a alimentação como uma oportunidade de se relacionar com o outro. Sustentam-se em três pilares: saudável, priorizando ingredientes in natura nos cardápios; brasileiro, valorizando as culturas regionais, e contemporâneo, procurando inovar e mesclar sabores.

Doze restaurantes integram o Sesc São Paulo, sendo onze com refeições por peso ou porções, abertos a todos os públicos, e um deles, do Centro de Férias Sesc Bertioga, destinado aos hóspedes da unidade. A instituição conta ainda com 72 cafeterias, cafés do teatro e lanchonetes nos ginásios e piscinas.

A atuação neste campo busca otimizar os recursos materiais, recorrendo a processos alinhados ao equilíbrio socioambiental, como o aproveitamento integral dos alimentos, a utilização de frutas, verduras e legumes da época, a redução da geração de resíduos, o uso consciente de descartáveis e o emprego de equipamentos de alta eficiência e baixo consumo de água e eletricidade.

As ações educativas nessa área são planejadas de forma transversal e pautadas na garantia do direito humano à alimentação. Alicerçam-se no panorama epidemiológico, nas questões alimentares atuais e no conceito de alimentação adequada e saudável, numa perspectiva de sensibilizar o público para hábitos promotores de saúde e para a prevenção de doenças associadas à nutrição.