Saúde Bucal
A atenção à saúde bucal incorpora às atividades clínicas odontológicas individuais ações educativas e coletivas para a promoção da saúde e do bem-estar. Dessa forma, a equipe odontológica expande seu papel técnico especializado desenvolvendo habilidades de educadora ao valorizar, acolher e estimular a participação do público atendido.
São oferecidas ações preventivas e curativas, desde exames de diagnóstico por imagem até reabilitações por próteses dentárias que, em 2016, por exemplo, estiveram disponíveis em 29 unidades, das quais 24 com clínicas fixas e as demais com clínicas móveis, contemplando um total de 122 consultórios.
As ações educativas foram direcionadas aos diversos públicos atendidos pelo Sesc, em diferentes tipos de espaço, abordando de forma lúdica e participativa temas relevantes para a prevenção de doenças bucais a elas relacionadas.
Em 2016, implantou-se a inscrição sistematizada em rede por meio do Portal Sesc fundamentado em premissas de atenuação da desigualdade social no acesso e utilização dos serviços odontológicos. Por meio dessa nova metodologia, padronizaram-se os procedimentos e critérios de priorização da clientela mais vulnerável, tanto do ponto de vista social quanto do biológico.