Sesc SP

postado em 22/09/2023

A voz que encantou o mundo

Leny-Eversong-dest

      


Conheça A incrível história de Leny Eversong ou a cantora que o Brasil esqueceu, obra que acompanha de perto a ascensão e queda de uma personagem trágica – e por isso mesmo fascinante

 

A música (como outras expressões artísticas) é marcada também por modismos. E modismos desaparecem levando suas canções (assim como gêneros e estilos). Mas, mesmo acompanhando estes ciclos e ondas próprios da música, é quase incompreensível o caso de completo esquecimento de uma cantora brasileira que atingiu fama internacional em meados do século XX, mas que terminou apagada da história da música praticada no país. Uma situação que poderia permanecer inalterada, não fosse o rico trabalho de pesquisa do jornalista Rodrigo Faour impresso nas páginas da biografia A incrível história de Leny Eversong ou a cantora que o Brasil esqueceu.

Interpretando um repertório predominantemente com músicas em inglês, francês e espanhol, Leny Eversong atingiu grande sucesso nas décadas de 1950 e 1960, quando se tornou um fenômeno em cidades como Hollywood, Nova York, Las Vegas, Paris e grandes capitais das Américas Central e do Sul. Foram mais de 700 shows internacionais e, no Brasil, cerca de 80 discos lançados, além de atuações em filmes, festivais, novela, teatro e rádio. Nenhum outro artista – homem ou mulher – brilhou mais do que ela entre a fase de Carmen Miranda e a da explosão da Bossa Nova. Mas, apesar de tanto talento, fica a pergunta: por que nunca ouvimos falar de Leny Eversong?

 

 

Para o Rodrigo Faour, o repertório essencialmente internacional de Leny foi alvo do sentimento nacionalista do período, que ditava o gosto popular e a crítica musical. Somado a isso, e com grande destaque no livro, o autor aponta que Leny Eversong nunca se enquadrou nos padrões de beleza impostos a artistas do sexo feminino. Trata-se de uma mulher gorda, vítima do preconceito espalhado por uma mídia mais preocupada em falar de sua forma física, não raro fazendo apelo ao grotesco, do que focar na versatilidade de sua absurda potência vocal, capaz de alcançar tons que iam do mezzo soprano até a voz masculina de um barítono.

 


Leni Eversong no palco, no noticiário e nas capas de seus discos. Fotos: Acervo pessoal da artista.

 

Ilustrada com muitas fotos, fac-símiles de matérias publicadas na imprensa e documentos raros, A incrível história de Leny Eversong ou a cantora que o Brasil esqueceu é uma obra que acompanha de perto a ascensão e queda de uma personagem trágica – e por isso mesmo fascinante. Ela não sabia falar nenhum idioma além do português, apesar de cantar em várias línguas com a pronúncia perfeita. Ela foi abandonada pelo marido, que misteriosamente desapareceu com sua fortuna. Ela ria e falava alto, não se vestia adequadamente, morreu com sérias dificuldades financeiras. Essas são apenas algumas das curiosidades que pontuam esta emocionante biografia escrita por Rodrigo Faour, mas há muito mais para ser descoberto. Você há de se surpreender ao vê-la lado a lado com ninguém menos que Elvis Presley, por exemplo. No texto da quarta capa, o também jornalista e biógrafo Ruy Castro provoca: “Se você nunca ouviu falar de Leny Eversong, meus pêsames. E, ao mesmo tempo, meus parabéns”. Esta é a deixa para que o leitor ávido por uma boa história corra para a livraria mais próxima. Vamos?

 

Trecho do livro

Produtos relacionados