Postado em
Aprender e brincar: O que é o Curumim?
Com mais de 25 anos de existência, o Curumim é um programa de educação não formal do Sesc em são Paulo. Direcionado para crianças de 7 a 12 anos, que através de encontros semanais – e por meio de brincadeiras, passeios, atividades culturais e esportivas – visa contribuir para o desenvolvimento da autonomia, afetividade, cooperação, senso crítico, cidadania e o respeito pelo próximo.
O programa tem uma metodologia que permite a articulação entre os diversos saberes trazidos pela criança, a partir do contexto em que ela vive, de modo a colaborar com sua formação e desenvolvimento. A base de tudo isso é a intencionalidade educativa da instituição voltada à promoção dos valores, do conhecimento e da convivência social.
Sua criação, em 1987, é resultado de uma reflexão sobre o papel do Sesc diante de questões sociais, e que, na década de 80, passavam a tomar outra proporção e a interferir, de forma significativa, no universo de inúmeras crianças e adolescentes, principalmente nas grandes cidades.
No Curumim a brincadeira é essencial para a formação, pois é com atividades lúdicas que a criança descobre o mundo, aprende a interagir, resolver problemas, superar desafios e desenvolve a imaginação.
O programa é inteiramente gratuito e o período de matrícula acontece sempre no início do ano, nas unidades do Sesc em São Paulo. Os procedimentos para inscrição da(s) criança(s), a disponibilidade de vagas e os horários variam entre as unidades. Clique no nome da unidade de sua preferência para conhecer os detalhes:
Unidades que oferecem o Curumim:
Capital e Grande São Paulo
Litoral
Interior
Para saber mais: A EOnline conversou com as organizadoras do livro Programa Curumim: memórias, cotidiano e representações, lançado pelas Edições Sesc. No papo, um pouco sobre o conceito de educação não formal. A entrevista completa você lê aqui.