Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Expressionismo Alemão no Cinesábado

Imagem reprodução do filme
Imagem reprodução do filme "As Mãos de Orlac", primeiro a ser exibido na série.

O projeto Cinesábado de agosto aborda o Expressionismo Alemão e apresenta, no Sesc Vila Mariana, cinco produções cinematográficas referências do movimento.

Este estilo cinematográfico, que teve seu auge na década de 1920, utilizava temas sombrios de suspense policial e mistério em um ambiente urbano, além de personagens bizarros e assustadores. O Expressionismo Alemão caracteriza-se pela distorção dos cenários fantasiosos, que recriam o imaginário humano, e pela deformidade das personagens, com uma excessiva dramaticidade, tanto na atuação quanto na maquiagem.

A programação do Cinesábado deste mês intitulada “Sombras que Assombram - O Expressionismo no Cinema Alemão” será exibida aos sábados, de 1 a 29/8, às 14h, no Sesc Vila Mariana. Os filmes são gratuitos, com retirada de ingressos a partir das 13h na Central de Atendimento.


Imagem reprodução do filme "Metrópolis", que será exibido dia 29/8.

Veja abaixo os filmes escolhidos para representar este período:

Dia 1
As Mãos de Orlac
Dir: Robert Wiene, Áustria, 1924, 110 min, P&B | 16 anos
Um pianista apaixonado pela esposa perde as mãos em um acidente e aceita participar de uma experiência de transplante de mão, a fim de poder retomar sua vitoriosa carreira como concertista. Tudo transcorre bem até que ele descobre que as mãos transplantadas eram de um assassino. O pianista fica então transtornado e passa a acreditar que está tendo os mesmos impulsos do antigo dono das mãos. A partir desse momento, inicia-se a loucura do personagem, perdido, enojado com suas mãos. Como tocar no corpo amado de sua esposa e nos teclados do piano com aquelas mãos maculadas pelo crime?

Dia 8
O Homem Que Ri
Dir: Paul Leni. Estados Unidos, 1928, 110 min, P&B | 16 anos
Inspirado no romance homônimo do escritor francês Victor Hugo, o filme narra a história assustadora de Gwynplaine, o herdeiro de um ducado que fora sequestrado quando garoto e, por ordem do rei, desfigurado com um perpétuo riso forçado. Apesar de não ser um filme de terror, O Homem que Ri trata em especial da criação de um monstro. Durante o filme, esse personagem luta contra a própria imagem, já que um homem que aparenta estar rindo o tempo todo é inevitavelmente trágico. O personagem deformado pelo riso, vivido por Veidt, é acolhido por um filósofo e torna-se um artista mambembe.

Dia 15
Nosferatu
Dir: F.W. Murnau. Alemanha, 1922, 81 min, P&B | 12 anos
Nosferatu tornou-se um dos filmes mais influentes da história do cinema como uma fábula de terror baseada em uma adaptação não autorizada da famosa obra Drácula, de Bram Stoker. O filme narra a vida de um corretor de imóveis jovem e ambicioso que vende uma enorme e abandonada casa ao estranho Conde Orlock, um vampiro que tem como meta fazer como presa a esposa do corretor. Orlock sairá da Transilvânia para ser vizinho deles e conquistar de vez a mulher pretendida. Mas, no caminho entre a Transilvânia e a grande casa adquirida, Orlock deixa um rastro de destruição e morte, o que faz todos pensarem que se trata de uma nova peste que assola a região.

Dia 22
O Gabinete do Dr. Caligari
Dir: Robert Wiene. Alemanha, 1919, 62min, P&B | 16 anos
Considerado um marco do expressionismo no cinema, O Gabinete do Dr. Caligari deu origem ao "caligarismo", estilo que expõe as distorções que vem de um extravasamento emocional. O filme inicia com a narração de um jovem sobre um estranho acontecimento em sua pequena cidade natal envolvendo um médico (Caligari) que manipula as ações de um sonâmbulo (Cesare). O médico, que trabalhava em um manicômio, fica transtornado quando surge um sonâmbulo como paciente e resolve dar vazão a seu furor cientificista, testando se um sonâmbulo pode realmente ser manipulado a ponto de cometer atos atrozes, inclusive assassinato. O médico e o sonâmbulo se instalam em uma feira de atrações e instauram o pânico no local.

Dia 29
Metrópolis
Dir: Fritz Lang. Alemanha, 1927, 124 min, P&B | 12 anos
A história se passa no Século XXI, numa grande cidade governada a mão de ferro por um poderoso empresário. Seus colaboradores são de classe alta e vivem em um lindo jardim, tal como Freder, único herdeiro do líder de Metrópolis. Já os trabalhadores são escravizados pelas máquinas e condenados a trabalhar e viver em galerias no subsolo da cidade. Entre os operários, destaca-se a jovem Maria, que conclama os trabalhadores a reivindicar seus direitos. Metrópolis demonstra uma preocupação crítica com a mecanização da vida industrial nos grandes centros urbanos, questionando a importância do sentimento humano, perdido no processo. Como pano de fundo, a valorização da cultura, expressa no filme pela tecnologia e, principalmente, pela arquitetura.


Cena do filme "Nosferatu", a ser exibido no dia 15/8.

o que: Cinesábado - Sombras que Assombram
quando:

De 1 a 29/8, sábados, 14h

onde:

Sesc Vila Mariana Rua Pelotas, 141, Vila Mariana 

ingressos:

Grátis. Com retirada a partir das 13h, na Central de Atendimento