Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Pra subir e descer

Ilustração: Manzanna | Foto: Carlos Fumo
Ilustração: Manzanna | Foto: Carlos Fumo

Na obra Relatividade, de M.C. Escher, sete escadas se entrecruzam dentro de uma arquitetura de quase total incompreensão, já que é impossível atestar se os personagens dessa litografia sobem ou descem os degraus ou mesmo qual direção é a correta.

Se na obra do artista holandês as escadas traduzem um sentimento para corroborar sua arte, pode-se afirmar, numa análise tímida, que as escadas da vida real servem apenas para facilitar os breves percursos que são percorridos cotidianamente. Ou seja, elas são mero suporte para transições individuais rápidas, inflexíveis e, quase sempre, de profunda quietude.

Pensando em transformar esses locais de passagem efêmera em espaços para a contemplação de obras de artes, o Sesc Bom Retiro promove em suas escadarias a instalação Ocupação Mulheres.

Cinco artistas brasileiras foram convidadas a desenvolver ilustrações e desenhos que possibilitem aos frequentadores um momento de interação com a arte, durante essa movimentação de um andar ao outro. O resultado revela a criatividade de cada artista, que transferiram ao espaço novas particularidades, dando ao ambiente ares de fruída fermentação estética.

A alvura uniforme das paredes se ausenta para irromper a delicadeza das cores com suas matizes subversivas, a suavidade enredada dos traços e, principalmente, a conversão de um espaço praticamente inexistente, do ponto de vista artístico, para um cenário de intensa vivacidade.

Vale a pena conferir as obras de Anna Mancini (Manzanna), Natalia Matos, Rosana Urbes, Suppa e Taisa Borges

o que: Ocupação Mulheres
quando: Até 30/12
quanto: Grátis
onde: Sesc Bom Retiro | Alameda Nothmann, 185 - Campos Elísios