Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Lopes Chaves, 546

 

 

 

Casa MÁRIO de ANDRADE

No bairro da Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo, encontra-se um pedaço da história de um dos maiores escritores e intelectuais brasileiros. Foi lá, na Rua Lopes Chaves, que Mário de Andrade morou de 1921 até seu ano de falecimento, em 1945. Projetado pelo arquiteto Oscar Americano no começo da década de 1920, o sobrado foi reaberto recentemente para visitação, abrigando também oficinas culturais regulares.

O HOMEM
Um dos principais nomes do movimento modernista e da Semana de Arte Moderna de 1922, Mário de Andrade (1893-1945) passou alguns anos também no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo durante a maior parte da vida. Figura central do movimento da vanguarda paulistana, convivia com personalidades como Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e Anita Malfatti. Entre suas obras mais importantes destacam-se Macunaíma, Amar, Verbo Intransitivo e Pauliceia Desvairada. Por ter sido também professor de música, de filosofia e história, ensaísta e crítico de arte, seu legado intelectual ultrapassou a literatura e influenciou a cultura brasileira de forma mais ampla.


A CASA
Mário mudou-se para a casa da Rua Lopes Chaves em 1921, quando a mãe vendeu a antiga residência no Paissandu. O mesmo local na Barra Funda abrigava três residências: em uma, moravam Mário, a mãe, Maria Luísa, e a irmã, Ana Francisca; na segunda morava o irmão, Carlos, e a esposa; a terceira seria do escritor quando ele se casasse, o que nunca chegou a acontecer. 

PORTAS ABERTAS
Atualmente, a casa pertence à Secretaria de Estado da Cultura. Desde 1990, recebe a Oficina da Palavra, entre outros eventos voltados à criação literária. Já estiveram presentes autores como Marcos Rey, Lygia Fagundes Telles, Caio Fernando Abreu e João Cabral de Melo Neto.
Além dessas atividades, em maio deste ano a casa foi reaberta para visitação. Em quatro salas, o público pode ver objetos pessoais do artista que fazem parte da exposição permanente Morada do Coração Perdido. Entre os objetos expostos estão fotos, livros, partituras, óculos, mata-borrão, entre outros, dispostos em espaços que reproduzem os ambientes originais da casa.

SERVIÇO
Terça a sábado, das 11h às 18h;
Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda;
Tels.: (11) 3666 5803 / 3826 4085