Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

O lúdico como instrumento cultural e aproximação de gerações

Foto: Eron Silva
Foto: Eron Silva

Para acessar a integra da publicação, clique no link à esquerda

 

ALESSANDRA VELLOSA DE AGUIAR (1)

RESUMO:

Nesse trabalho foi investigado o relacionamento de avós e netos no cotidiano, as brincadeiras apreendidas nesse envolvimento e a função da educação entre as gerações. A educação entre as gerações ocorre de forma natural, pois o valor da educação está na transformação que pode promover. Na família ou não, esse comprometimento das várias faixas etárias, possibilita um rico acervo de conteúdos até então esquecidos com a correria do dia-dia. É retomada a questão lúdica na vida das crianças e sua importância para o futuro; enfatiza-se a importância da educação em todos os âmbitos da vida de uma pessoa: enquanto transmissão cultural obtida através das gerações e a educação como uma ampliação de visão do mundo; descreve-se o que é essa co-geração e como se desenvolve no dia-dia; apresenta-se como a relação avós-netos se processa na sociedade atual; há exemplos de algumas aprendizagens adquiridas nesse relacionamento e, enfim, aponta-se, ao longo do trabalho, a riqueza que é o encontro de gerações e o quanto se engrandecem com a troca de vivências.

Palavras chaves: co-educação entre gerações, educação informal, criança, idosos.

___________________________________

 

ABSTRACT:

The relationship between grandparents and grandchildren in their daily life, the plays apprehended in this interaction and the role of education between generations was studied in this work. Education between generations happens in a natural way, because the value of education lies in the transformation it can promote. This commitment between different age groups, inside or outside the family, makes possible a rich repertory of contents that had been forgotten until now because of our busy routine. The matter of children behavior in play and its importance for their future is taken up; the importance education is emphasized in all fields in life, as cultural transmission through generations and as an enlargement of the world view; co-generation and how it develops day by day is described; the way the relationship between grandparents and grandchildren occurs in present day society is presented; there are examples of some learnings acquired in this relationship and, finally, throughout this piece, the richness of the meeting of different generations and the way them both enrich themselves with the exchange of their experiences is pointed out.

Keywords: coeducation between generations, informal education, child, elderly

(1) Pedagoga habilitada em orientação educacional e administração escolar, pós graduada em docência da educação infantil pela UNESP, instrutora de atividades do Programa Sesc Curumim do Sesc SP.