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Responsabilidade social e envelhecimento: O que as empresas têm a ver com isto?

Foto: Emidio Luisi
Foto: Emidio Luisi

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OLGA FACCIOLLA KERTZMAN (1) 

RESUMO:

Este artigo trata da questão das possibilidades e responsabilidades das empresas em relação ao envelhecimento populacional em geral e de seus funcionários. A Responsabilidade Social das Empresas surge como estratégia, uma forma de conduzir os negócios que leva em conta o desenvolvimento de toda a sociedade, equacionando de maneira mais equilibrada a tríade lucro-pessoas-planeta, garantindo assim uma sociedade que seja economicamente eficiente, socialmente justa, ambientalmente sustentável e politicamente democrática. O ser humano tem no trabalho um importante organizador de sua vida; às empresas, que são um dos atores do processo de trabalho, cabe pensar no presente e no futuro de seus trabalhadores, pensando também na saída destes do mercado de trabalho, humanizando esta trajetória e operando, assim, uma mudança na imagem de meras exploradoras do momento produtivo de seus empregados, servindo como agente da ressignificação do processo do trabalho. Através da estratégia “Responsabilidade Social”, será possível promover e utilizar os recursos da comunidade com o objetivo de permitir aos cidadãos “envelhescentes” melhores perspectivas e condições de vida, garantindo uma sociedade mais justa e equilibrada.

Palavras chaves: responsabilidade social, envelhecimento, tempo livre, trabalho.

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ABSTRACT:

This article deals with corporate possibilities and responsibilities related to aging in general and of its employees. Corporate Social Responsibility appears as strategy, away of doing business that takes into account the development of the whole society, considering the triad profit-people-planet from a more balanced point of view, ensuring an economically efficient society, socially fair, environmentally sustainable and democratic in political terms. Work is an important organizing element in life. Companies, one of the actors in the production process, should consider the present and future of their workforce, and about the time when they leave the labor market, making this trajectory more human, thus operating a change in their public image of mere exploiters of the productive moment of their work power, acting as agents of a new meaning of the work process. Through the “Social Responsibility Strategy”, it will be possible to promote and to take advantage of the resources of the community aiming at ensur e ageing citizens better perspectives and life conditions, moving towards a more fair and equal society.

Keywords: social responsibility, ageing, free time, work

(1) Mestre em ciências no curso de pós-graduação em infecções e saúde pública, especialista em gerontologia social pela universidade de Barcelona, psicóloga da Unidade de Referência da Saúde do Idoso da Prefeitura Municipal de São Paulo.