Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Da Redação

A poesia sempre encontrou nas revistas – antes impressas e hoje também online – um espaço cativo entre a produção e seus leitores fiéis. Foi antes plataforma de defesa de novas escolas estéticas, quando, dos versos aos manifestos incandescentes, trazia embates acalorados e dava ao público uma modificada visão de mundo. Com o final das vanguardas literárias, ao menos em compasso de espera, as publicações fornecem um panorama rico e diversificado da poesia contemporânea.

Em Entrevista o artista plástico e professor Evandro Carlos Jardim realiza um inventário sobre a gravura brasileira e seu papel nas artes visuais.

O uso da tecnologia no corpo, com suas implicações na ética e no comportamento, é discutido no Em Pauta, pelo professor de filosofia Osvaldo Giacoia Jr. e pelo pesquisador Henrique Lins de Barros em artigos inéditos. O médico e pesquisador Antonio Carlos da Silva, em Encontros, comenta as relações entre saúde e atividade física. Em Depoimentos, Roberto Menescal fala de sua atuação como compositor e produtor musical. Entre as reportagens, perfil do compositor Pixinguinha, a instalação de José Resende e o projeto Cine Privê. A história do quadro Retrato de Diego Rivera, pintado por Modigliani, pertencente ao acervo do Museu de Arte de São Paulo (Masp), está em Almanaque Paulistano, em sua nova configuração gráfica. A poesia de Eunice Arruda ocupa as páginas de Inéditos. No Em Cartaz a programação de maio do Sesc São Paulo.

Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do Sesc São Paulo